O Botox®, ou toxina botulínica, é uma neurotoxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Esse micro-organismo é encontrado na natureza na sua forma inativa, normalmente habitando florestas, terras de cultivo, águas não tratadas e sedimentos de lagos.
No Brasil, a marca BOTOX® foi aprovada em 1992 para indicações terapêuticas e, em 2000, para o tratamento de rugas e hiperidrose axilar e palmar. Mas por ser a primeira aprovada, BOTOX® tornou-se muito conhecida e, por isso, virou sinônimo do procedimento.
Mas, como a primeira toxina aprovada para uso estético, em 2002, foi da marca Botox®, o nome ficou famoso e mundialmente conhecido. Por isso, vocês me verão escrever muito Botox neste post. A Toxina Botulínica é uma substância derivada de uma bactéria (Clostridium botulinum) que é responsável pelo botulismo.
Toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Quando administrada oralmente em grandes quantidades, bloqueia os sinais nervosos do cérebro para o músculo, causando paralisia generalizada, chamada botulismo.
Toxina botulínica, o famoso Botox®, se origina de uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Essa toxina é utilizada para prevenir ou amenizar rugas e linhas de expressão na região dos olhos -como pés de galinha-, região da testa ou no espaço entre as sobrancelhas (glabela).
O botox para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos.
Se o seu Botox não está surtindo efeito, provavelmente o seu profissional está diluindo a toxina em mais solução salina do que o normal recomendado. Dessa forma, ele consegue aplicar a toxina mais vezes.
Mas o que acontece após aplicar o botox? Os efeitos do botox começam entre os 7 e 14 dias e permanece por cerca de 3 a 6 meses. Para que o efeito tenha uma duração maior, recomenda-se realizar aplicações com intervalos regulares.
A primeira publicação do uso cosmético da toxina botulínica ocorreu em 1992 pelos oftalmologistas Alastair e Jean Carruthers3. Atualmente, a aplicação de toxina botulínica para atenuação de rugas faciais é o procedimento mais realizado no mundo.
O botox pode servir para diversas situações, no entanto é importante que seja feito sob orientação do médico, isso porque grandes quantidades dessa toxina podem ter o efeito contrário do desejado e promover a paralisia muscular permanente, caracterizando a doença botulismo. Entenda o que é e quais os sintomas de botulismo.
Usos terapêuticos do botox . Além do uso estético, o botox pode ser utilizado para o uso terapêutico no tratamento de bexiga hiperativa, espasticidade disfuncional (rigidez muscular excessiva), distonias, espasmo hemifacial, hiperidrose, enxaqueca (migrânea crônica), estrabismo e blefaroespasmo. Fontes consultadas
Botox é uma substância que paralisa a musculatura do local onde é aplicado e pode ser usado para o tratamento de doenças e também na estética contra rugas.
Dermatologistas e cirurgiões plásticos são os profissionais mais preparados para aplicar o tratamento estético com botox. "Cheque a formação e certificação de seu médico antes de se submeter a procedimentos", recomenda o dermatologista João Paulo. O botox, assim como todo medicamento, é contraindicado para pacientes:
Como se relacionam a educação inclusiva e a Educação Especial?
Como ir do charles de gaulle para paris?
O que significa betoneira 1 traço?
Qual artigo dos embargos à execução?
A palavra tange o que significa?
Como treinar pernas na escada?
Qual a porcentagem de assédio moral no trabalho?
Quais são as aulas em Hogwarts?
Qual é o significado da palavra destinam?
O que é Sculptra é quanto custa?
Quais países da Europa cabem no Brasil?
Quanto tempo devo tomar ômega 3?