Um organismo multicelular desenvolve-se a partir de uma célula única (o zigoto) em um conjunto de vários tipos diferentes de células, organizadas em tecidos e órgãos.
As células de um mesmo organismo tornam-se diferentes umas dos outras porque sintetizam e acumulam moléculas de RNA e, consequentemente, de proteínas diferentes. É por isso que elas diferem tanto em suas estruturas e em suas funções.
As células se reproduzem através da duplicação de seus conteúdos e posterior divisão em duas células filhas, este processo é a garantia de uma sucessão contínua de células identicamente dotadas.
Células migradas para a região interna (endoderma e mesoderma) serão, posteriormente, diferenciadas em músculos e órgãos internos; e as superficiais (ectoderma), em sistema nervoso e pele. A blastocele desaparece, dando origem a uma estrutura denominada arquêntero, que se modificará em tubo digestório.
As células-tronco adultas são capazes apenas de gerar células do tecido que originaram. Esse tipo de célula é obtido, por exemplo, na medula óssea humana e no sangue do cordão umbilical; Células pluripotentes induzidas: Essas células são criadas em laboratório a partir da reprogramação do código genético.
Todas essas células são derivadas de uma única célula, após a fertilização. Organismos multicelulares são formados por células, mas estes não são agrupados aleatoriamente para dar origem a uma massa homogênea. Pelo contrário, as células tendem a se especializar, ou seja, elas cumprem uma função específica dentro dos organismos.
Seres unicelulares e multicelulares; Os seres unicelulares e multicelulares diferenciam-se pela quantidade de células que formam o seu corpo. Sabemos que as células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos, ou seja, todo organismo vivo, com exceção dos vírus, possui células.
As células que são semelhantes umas às outras, são agrupadas em um nível mais alto de complexidade chamado de tecidos. As células são mantidas juntas por proteínas especiais e junções celulares que estabelecem conexões entre os citoplasmas das células vizinhas.
Entretanto, vale destacar que algumas espécies não apresentam tecidos verdadeiros e que as células apresentam relativa independência, como é o caso dos poríferos. A reprodução dos organismos multicelulares, assim como dos unicelulares, pode ser assexuada ou sexuada.
Quanto posso comer de chocolate por dia?
Como os fungos se propagam pelo meio ambiente?
É permitido levar remédios em voos nacionais?
Quanto rende 200 mil na poupança 2021 caixa?
Quais as pessoas que têm direito ao benefício LOAS?
Qual é a região responsável pelo crescimento da raiz?
Como tirar excesso de pele das pálpebras?
Quem compete pedir interdição de uma pessoa?
Qual o exame de sangue para detectar apendicite?
Como um estrangeiro pode conseguir visto permanente no Brasil?