A pronúncia A característica mais famosa do sotaque carioca é, sem dúvidas, o “s” que soa como um “x”, ganhando maior força e extensão. A letra “r” também é pronunciada de maneira diferente, mais forte e seco.
O sotaque carioca apresenta algumas semelhanças com o português lusitano. Entre tais semelhanças, percebe-se a pronúncia do "s" chiado e as vogais abertas em palavras como "também", características comuns em ambos.
Tanto o sotaque fluminense quanto o português apresentam a tendência de reduzir as vogais /e/ e /o/ para /i/ e /u/ quando átonas, um ritmo acentual de fala (sílabas átonas de menor duração que as tônicas) e palatalização da s e z em fim de sílaba (o característico chiado dos cariocas).
Vale a pena conhecer um pouco mais daqueles que tem um dos sotaques mais gostosos do país.Tem um sotaque delicioso e puxam o S para o X, como: exquina, excada, excola; e também puxam o R e falam poRRRta.Costumam falar "brother", "night", "mermão"Falam biscoito no lugar de bolacha.
No Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, temos o mau hábito de falar muito palavrão. Não apenas quando xingamos, mas também para expressar a intensidade de nossos sentimentos — quando estamos felizes demais, quando vemos algo muito incrível, quando sentimos dor…
25 curiosidades que você vai gostar
Um dos termos mais comuns de ser escutado e que ajudou a gíria a se popularizar foi a frase "cria de favela". Ela é utilizada pelas pessoas que nasceram, cresceram e vivem até hoje nas comunidades, conhecendo a todos nas redondezas.
K.o é uma gíria usada quando alguém está mentido de verdade ou mentido por brincadeira.
E ao Rio. Entenda. Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense. ... Muita gente vai dizer que ser carioca significa ser descolado, estiloso e, algumas vezes, até marrento.
A pronúncia
A característica mais famosa do sotaque carioca é, sem dúvidas, o “s” que soa como um “x”, ganhando maior força e extensão. A letra “r” também é pronunciada de maneira diferente, mais forte e seco.
A origem do malandro está, na realidade, ligada à abolição da escravatura. Alguns historiadores afirmam que a malandragem seria uma expressão de desobediência da população recém-liberta e seu desejo de não continuar submetendo a própria força de trabalho ao aviltamento.
E na região Norte, em virtude do distanciamento geográfico, a região ficou menos exposta à influência estrangeira, o que manteve o sotaque mais próximo das línguas indígenas e misturou um pouquinho com o sotaque nordestino devido à migração deles no ciclo da borracha.
O tal do R
Ela explica que no Brasil, o grande diferenciador de sotaques é a pronúncia da letra "R", principalmente quando em final de sílaba, em palavras como "porta" e "mulher". ... Esse R soa como na palavra "pirata", diferentemente do R retroflexo, que é usado em Piracicaba, por exemplo, como em "porrrta".
Os cariocas, como sabemos, incluem em certas palavras um fonema i que não existe. É o caso de "nascer", que muitos deles pronunciam "naiscer"; ou de "mesmo", transformado em "meismo". Essa prosódia descende diretamente do português de Portugal.
Qual é o sotaque mais feio do Brasil?Carioca.Mineiro/Goiano.Paulista.Sulista.Paraense.Nordestino.
Paulistanês: o sotaque típico da cidade de São Paulo.
Todo mundo gosta de dizer que não tem sotaque, quem tem são os outros! Mas algum tem de ser o oficial, não é? Pois bem, é o nosso X, cantado, o carioca que tem o sotaque oficial do Brasil.
17 gírias cariocas que você precisa aprender1- Caô Se alguém no Rio está contando uma mentira, ele não está mentindo; está “metendo um caô”. ... 2- Bolado. Carioca não fica com raiva ou irritado; ele fica “bolado”. ... 3- Parada. ... 4- Mermão. ... 5- Tá ligado? ... 6- Maneiro. ... 7- Trocar uma ideia. ... 8- Se liga!
Carioca vem do tupi e significa “casa de branco”. Refere-se à cidade do Rio de Janeiro. Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, que vem do latim flumine (=rio) mais o sufixo -ense (=natural). É por isso que água de rio é água fluvial.
Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense e quem nasce na cidade do Rio de janeiro é carioca. Nos restantes estados isso não ocorre. Pode é haver dois adjetivos gentílicos com o mesmo significado, como alagoano e alagoense, que indicam uma pessoa que nasce e vive no estado de Alagoas.
Quem nasceu na Cidade do Rio de Janeiro. Tem sua origem por causa do rio carioca que banha a cidade.
No período colonial (século XVI - século XVIII), os nascidos na capitania do Rio de Janeiro eram conhecidos por "carioca", devido ao Rio Carioca, que era o rio que fornecia água potável à população (aqueles que "bebiam das águas do Carioca").
2. Sem caô Expressão que significa sem mentira; sem brincadeira; é verdade; sem enrolação. To te falando, sem caô!
Mentira. Aquele que conta a mentira é o “caozeiro”. Exemplos: Ela disse que tem um carro, mas é caô. / Aquele menino é um caozeiro. Termo usado para denominar ou se referir a uma pessoa de maneira informal.
1. Riso exagerado ultilizado principalmente em bate-papo de mensagen instantâneas. KKKKKKKKKKKKKKKKKK muito engraçado !!!!!
O que quer dizer ponto positivo?
Qual o significado da expressão passar por cima?
O que plantar no mês de agosto e setembro?
Quanto custa o pastel de belem em lisboa?
O que fazer quando somos picados por uma abelha?
Quanto são os cromossomos autossomos?
Para que serve a folha de abacate?
O que significa F 32 na psiquiatria?
O que é a engenharia genética?
O que quer dizer hakuna matata?
Quais frutas são boas para quem está com diarreia?
Como mudar de conta comercial para criador de conteúdo?