Os anelídeos apresentam um sistema nervoso que é formado um par de gânglios cerebrais, também chamados de cérebro, e conectivos para um ou dois cordões nervosos que se estendem por todo o comprimento do corpo do animal. Em cada segmento, observa-se a presença de gânglios nervosos e nervos laterais.
Sistema excretor do anelídeos: A excreção dos anelídeos é realizada através de nefrídeos ou metanefrídeos presentes em pares em cada segmento. Eles estão associados ao sistema circulatório, filtrando a hemolinfa e eliminado compostos nitrogenados através de pequenos poros que desmbocam para fora do corpo do animal.
Os anelídeos possuem sistema nervoso ganglionar, apresentando um par de gânglios chamados de gânglios cerebrais, localizados na região dorsal do corpo, próximos à faringe dos anelídeos. Nestes gânglios há uma concentração de corpos celulares, que são regiões de neurônios.
Os anelídeos apresentam sistema excretor segmentado, com pares de metanefrídeos em cada segmento. ... O sistema nervoso tem na parte anterior um par de gânglios cerebrais ligados a um anel circunfaríngico e gânglios em cada segmento, que se ligam a um cordão nervoso duplo e maciço ventral.
- Sistema Digestório: constituído por boca, faringe, papo, moela, intestino e ânus; - Sistema Circulatório: fechado e com vasos contráteis (corações), que atuam impulsionando o sangue; ... - Sistema Nervoso: ganglionar, composto de diversos gânglios ligados entre si por cordões nervosos ventrais.
45 curiosidades que você vai gostar
O sistema circulatório dos anelídeos é fechado, o que significa que o sangue corre dentro de vasos condutores, sendo um dorsal e outro ventral. Além disso, algumas espécies possuem um conjunto de vasos contráteis, que podem ser comparados ao coração, pois impulsionam o sangue pelo corpo.
A classificação dos anelídeos baseia-se principalmente na quantidade de cerdas que cada um dos organismos possui. Eles podem ser classificados em oligoquetas, poliquetas e hirudíneos. Os anelídeos são animais incluídos no filo Annelida e compreendem seres que possuem corpo cheio de anéis (corpo segmentado).
O sistema respiratório e excretor dos equinodermos também é feito pelas estruturas que formam o sistema ambulacral. A troca gasosa e a excreção de amônia acontecem por difusão nas paredes das pápulas e dos pés ambulacrais.
Há espécie de minhocas, como a puladeira-havaiana (Amynthas gracilis), que direciona suas excretas também para o tubo digestivo para depois se desembocar com as fezes pelo ânus. Via de regra, as minhocas se livram da urina pela pele. Resposta certa: pele.
O corpo dos anelídeos é revestido por celoma, uma cavidade preenchida por líquido, que funciona como esqueleto hidrostático dando a sustentação necessária para que o animal se movimente. ...
O sistema nervoso dos equinodermos é rudimentar, do tipo radial simples, constituído por uma rede nervosa modificada (neurônios que se conectam sem que exista um órgão central) e anéis nervosos radiais ao redor da cavidade oral que irradiam para a periferia do corpo.
A locomoção é feita por contrações rítmicas da musculatura, auxiliada pelo esqueleto hidrostático. Nos oligoquetos, na face ventral do corpo, estão presentes estruturas quitinosas que auxiliam na locomoção – as cerdas.
Sistema nervoso e sensorial
Na maioria dos oligoquetas, os dois cordões ventrais estão parcial ou completamente fundidos. Cada metâmero possui um par de gânglios segmentares, unidos por comissuras transversais, dos quais partem nervos para a parede do corpo e para os órgãos segmentares.
A excreção dos moluscos é feita pelos chamados metanefrídios, estruturas que coletam líquido diretamente da região do celoma do animal.
Filo Cnidária – nos cnidários a excreção ocorre de forma semelhante aos poríferos, eliminando os rejeitos através das paredes do corpo. Contudo, sendo captado pela cavidade gastrovascular, e dessa saindo pela boca circundada por tentáculos.
Um metanefrídio é constituído por uma extremidade ciliada, o nefróstoma, por um túbulo mais ou menos longo e por um nefridióporo, orifício de comunicação com o exterior, através do qual são lançadas as substâncias nocivas ao organismo.
As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais.
As minhocas possuem grande importância econômica e ecológica, pois, ao revolverem o solo, melhoram o arejamento e textura deles. Além disso, digerem diversos compostos orgânicos, produzindo o húmus, que é eliminado e aumenta a fertilidade do solo, pois repõe naturalmente minerais como magnésio, nitrogênio e fósforo.
A excreção nos répteis é realizada graças à presença de um par de rins. ... Os répteis eliminam seus resíduos na forma de ácido úrico, uma substância pouco solúvel em água e menos tóxica que a amônia.
A excreção no subfilo dos vertebrados é realizada através de um par de rins, sendo que cada um desses órgãos possui um grande número de unidades excretoras, que podem ser do tipo: pronefrons, mesonefrons e metanefrons.
Os equinodermos não possuem um sistema especializado na excreção nem um sistema circulatório típico, sendo o transporte de substâncias feito por canais no interior do celoma. A respiração é feita por difusão pelo sistema ambulacrário, em algumas espécies, e por brânquias, em outras.
Os equinodermos são um grupo de animais que vivem no ambiente marinho e apresentam um esqueleto interno (endoesqueleto) formado por placas calcárias, o qual porta, comumente, espinhos ou tubérculos salientes.
A classificação dos anelídeos normalmente utiliza o critério da presença de cerdas, sendo possível diferenciar três grupos: Polychaeta, Oligochaeta e Hirudínea. Anelídeos são animais conhecidos, principalmente, pelo corpo cilíndrico, alongado e segmentado.
Esses animais anelídeos são hermafroditas, ou seja, possuem os dois sexos - portanto, são capazes de fecundar e serem fecundados ao mesmo tempo. Esses animais anelídeos são hermafroditas, ou seja, possuem os dois sexos – portanto, são capazes de fecundar e serem fecundados ao mesmo tempo.
Há três grupos de anelídeos: oligoquetos, poliquetos e aquetos. Pelo significado dessas palavras, é possível identificar como são as cerdas (quetos) desses animais: oligo significa "poucos"; poli significa "muitos"; e a significa "sem".
Como solicitar o Seguro-desemprego pelo app carteira de trabalho digital?
Como conseguir vaga para deficiente?
Como era a sociedade no período colonial?
Como foi constituída a Bíblia Sagrada?
Como saber ainda mais sobre o Passe Livre Estudantil 2021?
Quem construiu a Praça de São Pedro?
Como fazer ofício requisitório?
Como o voto feminino foi conquistado no Brasil?
Quem pode solicitar exames de DST?
Que profeta sofreu o martírio na época de Manassés?
Quem tem Prouni pode pedir auxílio emergencial?
Como conseguir o livro da Constituição Federal de graça?
Como simplificar uma fração em MDC?