Bom, o processo erosivo ajuda a formar o relevo por meio do estrago causado no solo já que a erosão promove esse deterioração na terra que acontece por causa da locomoção de sedimento e também do escoamento da água.
Processos erosivos são fenômenos referentes à transformação dos solos, que ocorrem em processos de retirada ou transporte de sedimentos da superfície. Eles acontecem a partir de etapas de desgaste, transporte e sedimentação das rochas ou do próprio solo.
Outras técnicas também são utilizadas para amenizar os efeitos erosivos, como o terraceamento (técnica de construir terraços, degraus nas encostas dos morros), o cultivo em curvas de nível (cultivos alternados nas diferentes altitudes dos morros), o plantio associado de culturas que expõem menos o solo, etc.
Tipos de Erosão
A erosão do solo é um processo que consiste em três fases: desagregação das partículas de solo, transporte e deposição. A desagregação surge pelo impacto da gota da chuva e o transporte pela ação da energia de escoamento superficial sob influência direta da gravidade.
Erosão é o sistema de deterioração dos solos e rochas provocado por agentes naturais (chuva, água, vento, gelo, clima, etc.) ... O contato com a água e outros componentes erosivos concretizam o deslocamento para as áreas mais baixas do relevo.
Entre as ações humanas que causam a formação de processos erosivos destaca-se a retirada das vegetações, que exercem a função de conter a força das águas e dos ventos (atuando como uma espécie de obstáculo) e ajudam a manter a firmeza do solo, através de suas raízes.
Especialistas recomendam que se plante algo no solo para que as raízes fixem a terra. Folhas e outras plantas também podem bloquear a passagem da chuva e de outros elementos. Se o solo for plano, construir uma inclinação de 30% pode ajudar a evitar a erosão.
Atualmente, destaca-se entre as práticas culturais de controle da erosão o sistema de plantio direto. O sistema incorpora conceitos de rotação de culturas, adubação verde, adubação orgânica, cobertura morta, curvas de nível, vegetação permanente, etc.
Processos Erosivos 1 3.a. Escoamento superficial[. 2 3.b. Escoamento subsuperficial-. 3 3.c. . Erosão por splash (ou salpicamento como é conhecido no Brasil )- se refere ao impacto direto da água da chuva no... More ...
Agora que conhecemos os agentes que provocam as erosões, precisamos compreender os fatores que intensificam ou retardam os processos erosivos. Clima: a ação das chuvas, a intensidade da radiação solar, a direção e força dos ventos, as variações de temperatura, são fatores que influenciam diretamente os processos erosivos.
Agentes erosivos. A erosão é um processo contínuo, que ocorre em consequência da ação de agentes erosivos responsáveis pelo transporte de materiais sólidos. De maneira natural, a água é o principal agente erosivo. No entanto não é o único. Vejamos:
Os processos de erosão que produzem sedimentos ou solutos de um lugar contrastam com os de deposição, que controlam a chegada e colocação de material em um novo local. Enquanto a erosão é um processo natural, as atividades humanas aumentaram entre 10-40 vezes a taxa em que a erosão está ocorrendo globalmente.
Como montar um programa de integração de novos funcionários?
Como montar um prato saudável nutrição?
Como utilizar retração de Fibonacci?
Como criar percurso de corrida?
Como montar um prato saudável para criança?
É verdade que salsa com limão emagrece?
Tem como fazer plano cartesiano no Word?
Como utilizar a pimenta chilli?
Para que serve o chá de mostarda?
Quando utilizar a reserva de contingência?
Como usar corretamente a pulseira magnética?
É melhor tomar anticoncepcional de manhã ou à noite?
Como remover a lista de leitura?
Como fazer seta no whiteboard?
Qual a média mínima para o Sisu?
Como a inteligência e a análise empresarial apoiam a tomada de decisão?
Qual é a história do sistema de numeração?
O que o sistema deve oferecer para a tomada de decisão lógica?