Floração ou época de floração é a designação dada ao período do ano, ou à estação do ano, que é geralmente a primavera, em que desabrocham as flores de determinada espécie ou grupo de espécies de plantas, estando então a planta em flor.
Plantas de dia-longo: são plantas que florescem quando o período iluminado tem uma duração superior ao fotoperíodo crítico. Geralmente, essas plantas florescem no verão, como ocorre com a alface e o espinafre. Plantas indiferentes: são as plantas cuja floração não depende do fotoperiodismo.
Por conveniência, subdivide-se o processo de floração em três fases: in- dução, evocação e desenvolvimento floral. A indução floral refere-se aos eventos que sinali- zam à planta a alteração do seu programa de desen- volvimento.
Assim, quando em dias longos, os fitocromos F se acumulam na planta, induzindo o florescimento das plantas de dias longos, enquanto que as de dias curtos não florescem. ...
Desenvolvimento Floral, Indução Floral e Evocação Floral.
Algumas plantas só florescem em determinada estação do ano, pois elas dependem de fatores relacionados com a luz e o escuro para florescerem. ... As plantas de dia longo são aquelas que dependem de iluminação por tempo superior ao seu fotoperíodo crítico. Elas florescerem principalmente no verão.
Classificação das plantas As plantas podem ser classificadas em quatro grupos básicos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Esses grupos podem ser divididos ainda em plantas vasculares e plantas avasculares.
De acordo com a maneira como o fotoperiodismo afeta a floração, as plantas podem ser classificadas em três tipos principais: plantas de dia curto, plantas de dia longo e plantas indiferentes.
Desenvolvimento Floral, Indução Floral e Evocação Floral.
“A maioria dos autores indica os seguintes fatores como importantes para o florescimento: idade da planta; fotoperíodo (luminosidade); umidade (água disponível no solo); temperatura do ar (máxima e mínima) e sensibilidade varietal”, adiciona Dematte.
A época da floração, por exemplo, é caraterística para cada espécie: é comum ouvirmos dizer que tal planta floresce em agosto, outra em setembro e assim por diante. Como as plantas sabem a época em que devem florescer?
Através de experiência, confirmou-se que o fator que provoca a floração é a duração da noite; o importante é o número de horas que a planta passa sem luz. As plantas de dia longo florescem quando a duração da noite é inferior a um certo valor, o fotoperíodo crítico.
Estudámos os intervalos de floração de todas as espécies de plantas vasculares espontâneas e subespontâneas da flora de Portugal, a partir da 2ª edição da Flora de Portugal de A.X. PEREIRA COUTINHO (1939). Definimos um “Índice de Época de Floração” (I.E.F.) e calculámo-lo para todas as espécies consideradas (2669).
Durante o período de floração devemos mudar o fertilizante que usamos durante o crescimento, como vimos no post de crescimento vegetativo, este devia ser rico em nitrogénio, durante a floração convém usar um fertilizante de floração rico em fósforo e potássio para conseguir flores (cabeças) mais abundantes.
Quais são as lentes corretivas?
O que fazer para o feltro não ficar com bolinhas?
Como funcionam as ilusões de ótica no cérebro?
Como aprender o sotaque do Nordeste?
Qual melhor acabamento para compensado naval?
Como trabalhar com processos administrativos?
Como implementar um sistema de APPCC?
Como se sentir melhor no inverno?
Como funciona a caixa de disjuntores?
Como implantar a ginástica laboral na empresa?
Quantos dias antes da menstruação aparece espinhas?
Como se comporta uma pessoa narcisista?