A Clonagem "Terapêutica" é um procedimento cujos estágios iniciais são idênticos a clonagem para fins reprodutivo, difere somente no fato do blastocisto não ser introduzido em um útero. Ele é utizado em laboratório para a produção de células-tronco (totipotentes) a fim de produzir tecidos ou órgão para transplante.
Clone. ... A Clonagem é um processo de reprodução assexuada, onde são obtidos indivíduos geneticamente iguais (micro organismo, vegetal ou animal) a partir de uma célula-mãe. É um mecanismo comum de propagação de espécies de plantas, bactérias e protozoários.
Na clonagem reprodutiva o objetivo seria criar um organismo inteiro geneticamente idêntico ao do doador, enquanto na clonagem terapêutica (o termo mais apropriado seria “transplante nuclear”) o que se busca é obter um tecido geneticamente compatível com o recipiente.
Pontos positivos da clonagem: A clonagem "terapêutica" teria a vantagem de não oferecer riscos de rejeição se o doador fosse a própria pessoa. (ex.: reconstituir a medula em alguém que se tornou paraplégico após um acidente, ou substituir o tecido cardíaco em uma pessoa que sofreu um infarto).
A clonagem terapêutica, também chamada de clonagem do embrião, é a produção de embriões humanos para utilização em pesquisas. A clonagem terapêutica tem como objetivo obter células-tronco que podem ser utilizadas em estudos de desenvolvimento humano ou no tratamento de doenças.
A clonagem terapêutica teria a vantagem de evitar rejeição se o doador fosse a própria pessoa. Seria o caso, por exemplo, de reconstituir a medula em alguém que se tornou paraplégico após um acidente ou para substituir o tecido cardíaco em uma pessoa que sofreu um infarto. Entretanto, esta técnica tem suas limitações.
O processo de clonagem não usa gametas para dar origem aos novos indivíduos que são chamados de clones. Ela produz indivíduos que são cópias genéticas, ou seja, possuem o mesmo material genético do indivíduo que doou a célula somática para a clonagem.
Por outro lado, a questão ética e religiosa levanta questões sobre a clonagem de seres humanos e muitos estudiosos acreditam que esse processo, futuramente, pode afetar a individualidade dos indivíduos, gerar preconceito e, ademais, beneficiará apenas uma parcela da população, uma vez que a clonagem é muito cara e se tornará um comércio.
Clonagem Induzida: reprodução assexuada realizada artificialmente em laboratório através de duas células mães, que produzirão seres idênticos, ou clones. Clonagem Reprodutiva: processo de reprodução assexuada através de células somáticas, ou seja, qualquer célula do corpo, exceto os gametas sexuais (óvulo e espermatozoide).
Qual o pronome utilizado para falar de si mesmo *?
Quais são as vantagens de se ter uma CAT?
Como fazer o microfone do WhatsApp funcionar?
Como consultar lista de medicamentos?
Qual será a expectativa de vida em 2050?
Quais são os desafios para gestão de pessoas no nosso século?
Quais os tipos de glândulas formadas pelo tecido epitelial glandular?
O que fazer quando a gente se arrepende?
Quais são os tipos de artigos e numerais?
O que é antropomorfismo exemplos?
Para que serve o ultrassom fisioterapia?
Quantas gramas tem um lata de cerveja?
Qual melhor vinagre para tirar ferrugem?
Tem que terminar o Ensino Médio para entrar no Exército?
Quem passa pela minha vida deixa um pouco de si?
Quais são os oligossacarídeos?