A atenção é o processo cognitivo que permite escolhermos um estímulo relevante e, em consequência, dar-lhe uma resposta. Esta habilidade cognitiva é muito importante e uma função essencial em nossas vidas cotidianas. Por sorte, a atenção pode ser exercitada e melhorada com o treinamento cognitivo adequado.
A atenção também é um pré-requisito fundamental para o processo de memorização. O conceito de atenção é definido pela seleção e manutenção de um foco, seja de um estímulo ou informação, entre as inúmeras que obtemos através de nossos sentidos, memórias armazenadas e outros processos cognitivos.
Processos de alta ordem (Pashler et al., 2001), ou top-down, são aqueles que necessitam da atividade cognitiva a fim de traçar as metas para uma orientação desejável: eleger objetos relevantes para qual a atenção visual será orientada, estabelecer um controle inibitório de estímulos irrelevantes, criar relações com a ...
Segundo alguns estudos, a atenção pode ser dividida em quatro funções. São elas: identificação primária de informações, seleção de informações, ativação e rejeição perceptiva. Essas quatro características ajudam a entender como funcionam alguns processos de um indivíduo.
Quais são os tipos de atenção
Aliás, esta procedência pode ser de ordem visual, sonora e sinestésica. Vale frisar que a atenção está sempre conectada ao grau de consciência do sujeito. Por esta razão não se deve crer que ela seja uma prática mental independente.
O conceito de atenção é definido pela seleção e manutenção de um foco, seja de um estímulo ou informação, entre as inúmeras que obtemos através de nossos sentidos, memórias armazenadas e outros processos cognitivos. Em outras palavras, dirigimos nossa atenção para o estímulo que julgamos ser importante num exato momento.
“O processo de atenção no ser humano está dividido em duas categorias sendo elas a atenção involuntária e a atenção voluntária. A passagem de uma para a outra acontece através de mediação simbólica, e uma atenção não inviabiliza o aparecimento da outra”. 2 ASPECTO TEMPORAL DA ATENÇÃO
Segundo o psicólogo e filósofo William James, a atenção “é a tomada de posse pela mente, de forma clara e vívida, de um entre diversos objetos ou esquemas de pensamento simultaneamente possíveis. O foco e a concentração da consciência são sua essência. Implica na retirada de algumas coisas com a finalidade de lidar efetivamente com outras”.
Para que serve o cetoprofeno 150?
Como ser voluntária no orfanato?
Quais são os efeitos da musculação?
Qual a diferença entre porteiro eletrônico e interfone?
Como é feito o desconto em folha de pagamento de pensão?
O que precisa para ser promotor de vendas?
Que órgão é responsável pela visão?
Como funciona pagar parcelas de trás pra frente?
Qual cor que desbota no aparelho?
Como fazer um telegrama Correios?
O que passar em queimadura de álcool?
Como entrar em contato com a Netflix?
Como cuidar de Ora-pro-nóbis em vaso?
O que causa reação extrapiramidal?
Como ter autoestima no relacionamento?