A atenção é o processo cognitivo que permite escolhermos um estímulo relevante e, em consequência, dar-lhe uma resposta. Esta habilidade cognitiva é muito importante e uma função essencial em nossas vidas cotidianas. Por sorte, a atenção pode ser exercitada e melhorada com o treinamento cognitivo adequado.
A atenção também é um pré-requisito fundamental para o processo de memorização. O conceito de atenção é definido pela seleção e manutenção de um foco, seja de um estímulo ou informação, entre as inúmeras que obtemos através de nossos sentidos, memórias armazenadas e outros processos cognitivos.
Processos de alta ordem (Pashler et al., 2001), ou top-down, são aqueles que necessitam da atividade cognitiva a fim de traçar as metas para uma orientação desejável: eleger objetos relevantes para qual a atenção visual será orientada, estabelecer um controle inibitório de estímulos irrelevantes, criar relações com a ...
Segundo alguns estudos, a atenção pode ser dividida em quatro funções. São elas: identificação primária de informações, seleção de informações, ativação e rejeição perceptiva. Essas quatro características ajudam a entender como funcionam alguns processos de um indivíduo.
Quais são os tipos de atenção
Aliás, esta procedência pode ser de ordem visual, sonora e sinestésica. Vale frisar que a atenção está sempre conectada ao grau de consciência do sujeito. Por esta razão não se deve crer que ela seja uma prática mental independente.
O conceito de atenção é definido pela seleção e manutenção de um foco, seja de um estímulo ou informação, entre as inúmeras que obtemos através de nossos sentidos, memórias armazenadas e outros processos cognitivos. Em outras palavras, dirigimos nossa atenção para o estímulo que julgamos ser importante num exato momento.
“O processo de atenção no ser humano está dividido em duas categorias sendo elas a atenção involuntária e a atenção voluntária. A passagem de uma para a outra acontece através de mediação simbólica, e uma atenção não inviabiliza o aparecimento da outra”. 2 ASPECTO TEMPORAL DA ATENÇÃO
Segundo o psicólogo e filósofo William James, a atenção “é a tomada de posse pela mente, de forma clara e vívida, de um entre diversos objetos ou esquemas de pensamento simultaneamente possíveis. O foco e a concentração da consciência são sua essência. Implica na retirada de algumas coisas com a finalidade de lidar efetivamente com outras”.
Como funcionam as lâmpadas de vapor de mercúrio?
Quais signos tem ascendente em Gêmeos?
Quais são as usinas de geração de energia elétrica?
Como montar um sanduíche Subway?
Como instalar fonte no Xiaomi?
O que passar em Arranhao de unha no rosto?
Quantas vezes por dia devo tomar Tropinal?
Como tirar o cheiro de perfume da roupa a seco?
É certo ter a senha do namorado?
Para que serve o remédio Tamiflu 75 mg?
Como acabar com pêlos de forma natural?
Porque cachorro tem bafo de carniça?