Cirurgia de Catarata – Facectomia.
A cirurgia é feita através de ultrassons de alta precisão, sem abertura corneana, transformando a operação de catarata num processo refrativo, oferecendo aos doentes excelentes resultados visuais e refrativos, tudo apenas num tratamento, tornando o doente menos dependente de óculos.
Em geral, a cirurgia de catarata costuma variar entre R$ 3.500,00 e R$ 14.000,00, cada olho, a depender do tipo de lente intra-ocular empregada na cirurgia. Ou seja, quanto mais moderna é a lente utilizada, mais cara se torna a cirurgia.
A cirurgia de catarata pode ser feita da maneira convencional, chamada de facoemulsificação ou a laser. Da forma convencional, é feita com a técnica de facoemulsificação, que utiliza um aparelho de ultrassom e bisturi para fazer pequenas incisões nos olhos.
O único tratamento para a catarata é cirúrgico. O objetivo da cirurgia – simples, rápida e feita sob anestesia local – é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a função perdida.
25 curiosidades que você vai gostar
A facectomia com implante intraocular é uma cirurgia que pode curar a catarata, uma vez que o cristalino opaco é retirado e uma lente é colocada no local para o substituir. Não é necessária a internação para essa cirurgia, que é feita com anestesia local e dura por volta de vinte minutos.
A cirurgia de catarata é realizada com o objetivo de retirar o cristalino e implantar uma lente intraocular que será responsável por desempenhar sua função natural.
A diferença entre a cirurgia a laser e a facoemulsificação está na forma de incisão e na facoemulsificação, o corte é feito através de bisturi e na cirurgia a laser, é o próprio laser o responsável pelo corte, o que oferece uma maior precisão.
Na verdade, a melhor técnica é a combinação de Facectomia (retirada da catarata) com uso da facoemulsificação (trituração do cristalino com um aparelho especial).
O ideal é que, após a cirurgia, o paciente consiga abandonar de vez o óculos de grau. E a melhor lente para isso é a lente premium, que geralmente é importada. A lente importada para catarata corrige melhor o grau de miopia, hipermetropia ou astigmatismo e traz asfericidade ao paciente.
Para realizar uma cirurgia pelo SUS, é preciso procurar um médico oftalmologista do próprio SUS. Ele vai avaliar o caso e, se necessário, indicar o paciente para a cirurgia de catarata. A fila de espera para a realização da cirurgia varia de cidade para cidade.
Não realizar a cirurgia de catarata leva à cegueira e também a vários problemas e riscos no cotidiano. Além de tudo, o globo ocular pode ser afetado em vários outros sentidos, sendo necessário recorrer a esse procedimento assim que o médico fizer a indicação.
Após a cirurgia de catarata, recomenda-se repouso relativo e não absoluto, com um atestado médico de, no mínimo, 7 dias do seu trabalho. Este período é para que descanse sua visão e dê tempo para que o seu corpo se acostume com todas as mudanças.
A cirurgia demora entre dez a 20 minutos. O paciente não tem nenhuma dor durante o procedimento, pois é utilizada anestesia local tópica com uso de colírios e sedação endovenosa leve ou anestesia peribulbar. 10. Depois da cirurgia da catarata, em quanto tempo a pessoa pode retornar às atividades normais?
Os riscos da cirurgia de catarata
– Sangramento; – Inchaço e perda de fluidos; – Infecção no olho; – Descolamento da camada de nervo na parte de trás do olho.
O laser também proporciona melhores resultados para pacientes que necessitam de colocação de lentes intraoculares especiais como tóricas para astigmatismo e multifocais para obtenção de boa qualidade na visão para longe e perto sem uso de óculos. Outra vantagem é a precisão da cirurgia.
Sim ,porque nessa cirurgia retira-se o cristalino que tem a função de uma lente dentro do olho.
A regra é simples: a partir do momento em que a condição começa a atrapalhar e a gerar problemas de segurança e bem-estar, é hora de operar. Com isso, caso a catarata já esteja gerando dificuldade para dirigir, ler ou mesmo para andar pela casa à noite, o procedimento deve ser feito quanto antes.
Toda vez que a qualidade de vida do portador de catarata esteja comprometida, ou seja, que existam limitações nas atividades que realiza habitualmente, a cirurgia está indicada (nível de evidência D).
Visão Borrada/Embaçada/Turvação Visual após cirurgia de catarata. É muito comum ter a visão borrada ou pouco nítida nos dias ou até mesmo nas semanas que se seguem após a remoção da catarata. Na maior parte das vezes, isso é causado por um edema normal que pode ocorrer após qualquer cirurgia oftalmológica.
Facectomia extracapsular - faz-se uma abertura na cápsula anterior da lente natural e extrai-se o núcleo. Facoemulsificação - a lente é removida por sucção e vibração, através de uma pequena cânula inserida na catarata.
A facoemulsificação com implante de Lente intra-ocular dobrável (LIO) é a técnica mais moderna para o tratamento da catarata. Consiste na utilização de uma sonda de ultrassom para triturar e aspirar o cristalino opaco, seguida pela inserção da LIO.
Por meio da facoemulsificação, a catarata é removida com uma cirurgia de pequena incisão. Com anestesia local através de colírios e sedação, faz-se uma incisão em degrau de cerca de 2.5mm na esclera ou na córnea clara e, com o ultra-som, a catarata é fracionada em partículas microscópicas para, então, ser aspirada.
Quando nós orientamos para não baixar a cabeça objetivamos a prevenção do trauma ocular no pós-operatório. A maioria dos paciente olhar para baixo e enrijecem a região cervical, podendo levar ao torcicolo, fugindo do objetivo principal da orientação.
O que fazer para prevenir a depressão?
Como evitar a carbonatação do concreto?
São montados os acervos dos museus?
Quais são os direitos da pessoa com deficiência em relação à saúde educação moradia e trabalho?
Onde colocar a tomada no painel de TV?
Como podemos ajudar o meio ambiente marinho?
Como são formados os nucleotídeos?
Como enviar presente para Alemanha?
Quais as características de um texto visual?
Como são registrados os terremotos?
Como prevenir a dengue em casa cômodo?
Como são marcadas as falas das personagens no texto?
O que é bom para dermatofitose?
Quais são as câmaras cardíacas e como estão interconectadas internamente?
Como são formuladas as hipóteses científicas?
Quais são os principais motivos da poluição dos rios?