Apesar das recomendações sanitárias, em meio à pandemia da Covid-19, cerca de 35 milhões de brasileiros – 5,5 milhões nas 100 maiores cidades do País –, não têm acesso à água potável e 100 milhões de pessoas à coleta e tratamento de esgotos, sendo 21,7 milhões nos maiores municípios.
Entre 2012 e 2019, a população com acesso à rede de água no país registrou leve aumento de 82,7% para 83,7%, assim como nas 100 maiores cidades (de 93,45% com acesso para 93,51%).
Os principais dados do saneamento no Brasil
De acordo com o ranking, o país ainda tem quase 35 milhões de pessoas sem acesso à água tratada, 100 milhões sem coleta de esgotos (representando 47,6% da população) e somente 46% dos esgotos produzidos no país são tratados.
13 DE JULHO DE 2017 | GENEBRA | NOVA IORQUE - Cerca de 3 em cada 10 pessoas em todo mundo, ou 2,1 bilhões de pessoas, não tem acesso a água potável e disponíveis em casa, e 6 em cada 10 pessoas, ou 4,4 bilhões de pessoas, não tem acesso a saneamento gerido de forma segura, de acordo com um novo relatório divulgado pela ...
No Ranking das melhores cidades, Santos, em São Paulo, aparece na 1ª posição, seguida por Maringá e Uberlândia. Já entre as piores, pela primeira vez, Macapá obteve a pior nota frente a outros municípios que sempre figuram entre os últimos, como Porto Velho, São João de Meriti, Belém, Ananindeua e Santarém.
36 curiosidades que você vai gostar
De acordo com o levantamento, quase 35 milhões de pessoas não têm acesso a serviços de água tratada, sendo 5,5 milhões apenas nas maiores cidades do país. Aproximadamente 100 milhões de habitantes não contam com acesso à coleta de esgoto (21,7 milhões nas 100 maiores cidades).
Assim, a falta de acesso à água potável se dá principalmente em regiões de conflitos e crises humanitárias. ... Ou seja, além dos riscos de viverem em áreas de conflito, sem serviços de água, saneamento e higiene, as crianças morrem de desnutrição e doenças evitáveis, como diarreia, febre tifoide, cólera e poliomielite.
2,1 bilhões de pessoas não têm acesso à água potável e 4,3 bilhões não dispõem de saneamento básico. Todos os seres humanos têm direito à água. Mas, ainda hoje, quase 1/3 da população mundial não tem acesso a este bem natural, e mais da metade não dispõe de saneamento.
3,4 bilhões de pessoas (ou 45% da população mundial) usaram serviços de saneamento gerenciados de forma segura (WHO/UNICEF, 2019a).
Mas apenas 54% do esgoto foi coletado, e 49% do que foi coletado foi efetivamente tratado. Em 2019, 98,8% dos brasileiros possuíam coleta de lixo em casa. Também no ano passado, foram coletadas mais de 65 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos.
Políticas públicas ineficientes e processos de intensificação da desigualdade social fazem com que o saneamento se mantenha atrasado no país. A seguir falaremos sobre um outro fator que pode justificar o atraso brasileiro no saneamento.
Em Ananindeua, no Pará, apenas 2% da população têm coleta de esgoto. Em São João do Meriti (RJ) e em Governador Valadares (MG), o índice de tratamento de esgoto é equivalente a zero.
Cerca de 2 milhões de pessoas morrem no ano por causa de água - ASBRAN.
"As crianças e suas famílias nas comunidades pobres e rurais correm o maior risco de ser deixadas para trás. Os governos devem investir nas comunidades delas, se quisermos unir essas divisões econômicas e geográficas e entregar esse direito humano essencial".
Com a velocidade da mudança climática que gera cheias, secas e o aumento do nível do mar, os sistemas de saneamento ficam ameaçados. Desde toaletes até as fossas passando pelo tratamento das plantas. As águas das cheias podem contaminar os poços e fontes usadas para água potável.
94% dos brasileiros têm acesso a água potável
No Brasil, 94% da população tem acesso a serviços de água potável. Nas cidades, esse percentual alcança 98%, contra 92% em 1990, de acordo com o relatório da Unicef.
Quais as maiores dificuldades da distribuição de água no Brasil? Índices do Sistema de Informações de Saneamento (SNIS 2015) mostram que o abastecimento de água na região Sudeste se aproxima dos 100%. Entretanto, em alguns estados da região Norte, os índices não chegam aos 50%.
O programa de monitoramento conjunto de água potável da ONU e da Organização Mundial de Saúde (OMS) descobriu que as pessoas que não têm acesso ao recurso atualmente estão, predominantemente, localizadas na África.
Dados por região
A região Sudeste abastece 91,1% da população com água tratada¹; No Sul, o índice de atendimento total de água é de 90,5%¹; O Centro-Oeste, abastece 89,7% da população com água tratada¹.
Apenas 45% do esgoto do país é tratado, apontam os dados mais recentes do governo. Em 2015, na ONU, Brasil se comprometeu a universalizar serviços de saneamento até 2030. Apenas 45% do esgoto gerado no Brasil passa por tratamento.
No Brasil existem cerca de 7.500 estações de tratamento de água (ETAs) projetadas, em sua grande maioria, com ciclo completo, que inclui coagulação, floculação, decantação e filtração.
Quase 40 milhões de brasileiros não tinham acesso à internet em 2019. O número representa 21,7% da população com idade acima de 10 anos e faz parte da Pnad Contínua, divulgada nesta quarta-feira (14) pelo IBGE.
Em todo o mundo, aproximadamente 2 mil crianças com menos de 5 anos morrem diariamente devido a doenças diarreicas e cerca de 1.800 dessas mortes estão ligadas à água, ao saneamento e à higiene.
A falta de saneamento no Brasil foi responsável pela morte de pelo menos 135 mil pessoas entre 2008 e 2019 no país —o que dá uma média de 11,2 mil ao ano.
Pois se a água é um bem essencial, a falta dela terá impactos sociais, econômicos e ambientais. São exemplos esvaziamento das cidades, baixa produção agrícola e industrial, falta de emprego, entre muitos outros.
Qual curso fazer para trabalhar com Instagram?
Como surgiu o dinheiro resposta rápida?
Como mudar para um plano mais barato TIM?
Onde surgiu o cooperativismo de crédito?
O que deve ser feito para melhorar a mobilidade urbana?
Como surgiu o jogo de basquete?
Tem como corrigir postura na academia?
Quando foi criado o primeiro jardim de infância no Brasil?
Como mudar a taxa de proporção de um vídeo?
Como melhorar o cardio no crossfit?
Como melhorar na hora de jogar a bola na queimada?
Como surgiu o dinheiro no mundo resumo?
Como melhorar o sinal do chip da Oi?
Como surgiu a qualidade de software?
Como ter um bom desempenho no Muay Thai?