Confessionário – Wikipédia, a enciclopédia livre.
P
Veste litúrgica usada pelo padre ou pelo diácono sobre os ombros, por cima da túnica, representando o poder e a dignidade que devem estar a serviço. ... A cor da estola muda de acordo com o tempo litúrgico (vermelha, verde, branca ou roxa). GALHETAS. Vasilhas em que são colocados a água e o vinho usados durante a missa.
A Capela do Santíssimo, chamada popularmente apenas de Santíssimo, mais conhecida na língua inglesa como Capela Eucarística (Eucharistic Chapel) é a capela onde se localiza o sacrário, apresentando por isso mesmo, normalmente uma decoração mais nobre e magnificente do que o restante da igreja.
Presbitério é o espaço que num templo ou catedral católicos, precede o altar-mor. Estava, até ao Concílio Vaticano II, reservado ao clero e pode ficar separado da nave central por grades, escadas ou varandim. Costuma ser o lugar destinado ao coro, embora não necessariamente.
Veste litúrgica ou Paramento Litúrgico refere-se a todas as roupas prescritas, obrigatórias ou facultativas, para a celebração de qualquer liturgia ou culto....No caso da liturgia romana da Igreja Católica temos as seguintes:
A batina ou sotaina é uma roupa eclesiástica, própria dos clérigos (diáconos, presbíteros - padre e bispos).
Chamado também Tabernáculo, o sacrário é o lugar onde se conservam as hóstias já consagradas na Missa. ... Uma hóstia grande é colocada bem no centro para ser vista pelos fiéis através do vidro redondo e ao mesmo tempo ficar protegida nas procissões ou adoração eucarística.
Altar: representa a mesa da Ceia do Senhor, onde Jesus instituiu a Eucaristia juntamente com seus discípulos e também o local do sacrifício do Cordeiro. Geralmente fica num plano mais elevado para que possa ser visto por todos presentes Toalha: Geralmente Branca, comprida, deve cobrir toda a mesa.
A alva, juntamente com a casula, dá um caráter mais solene às celebrações. É uma faixa vertical (para padre) ou diagonal (para diácono). A estola do padre pode ter duas faixas ou três. Ele a usa sobre os ombros com duas pontas caindo para frente. Ela simboliza o serviço sacerdotal que o padre realiza como ministro (servidor) de Cristo.
E a Igreja sugere que “Onde for possível, o altar principal deve ser construído afastado da parede, de modo a permitir andar em volta dele e celebrar a Missa de frente para o povo. Pela sua localização, há-de ser o centro de convergência, para o qual espontaneamente se dirijam as atenções de toda a assembleia dos fiéis.
Por isso, na pedra do altar, são gravadas e ungidas cinco cruzes que representam as chagas da crucificação. Na Nova Lei, o altar é a mesa em que é oferecido o Sacrifício Eucarístico. “O altar, em que se faz presente o sacrifício da cruz sob os signos sacramentais, é também a mesa do Senhor” (Instrução Geral do Missal Romano, 296).
Será que arquitetura e o curso certo pra mim?
Como ter privacidade no Google drive?
Como criar uma partição para o Windows?
Como funciona para raio de distribuição?
Como descobrir o proprietário de um imóvel pelo endereço?
O que tem de bom na Paramount?
Como saber se conhece a pessoa de outra vida?
Como usar cartão de crédito PagSeguro?
Como tratar hemorroidas grau 4?
Como melhorar a qualidade de uma foto online?
Como mexer no MP4 Digital Player?
Como recuperar um arquivo apagado do celular?
Como recuperar arquivos apagados no WhatsApp?