Quando aplicamos uma corrente elétrica variável na bobina, esta é repelida ou atraída pelo campo magnético do ímã permanente. Desta forma, o conjunto bobina-cone é movido para frente e para trás, empurrando o ar em sua volta, criando uma onda de compressão e rarefação no ar, ou seja, uma onda sonora.
Os alto-falantes funcionam a partir da conversão de energia elétrica em energia mecânica (movimento). A energia mecânica comprime o ar e converte o movimento em energia sonora ou nível de pressão sonora (SPL, sigla em inglês para Sound Pressure Level).
Grande parte dos componentes eletrônicos os utiliza, desde os pequenos alto-falantes até os mais poderosos discos rígidos. Ímãs são necessários para estabilizar campos eletromagnéticos e, por isso, somente placas e alguns outros dispositivos deixam esses componentes de fora.
A grande causa da queima de alto-falantes é a distorção. Em média 8 em cada 10 casos de queima são causados geralmente por amplificadores de baixa qualidade, focados apenas em potência. A segunda causa é o excesso de potência por longos período de tempo.
Bobina do alto falante toda queimada
Este problema acontece quando se ultrapassa o nível de potência do amplificador (Clipando), gerando onda quadrada. Nessas condições a bobina gera muito calor e não tem excursionamento coerente à dissipação de calor da bobina, carbonizando a mesma.
24 curiosidades que você vai gostar
Alto Falante Queimado
Retire-o da caixa e verifique se há um cheiro estranho principalmente perto do conj. Magnético. Quando a bobina do alto falante queima, ela exala um cheiro, que pode ou não ser sentido, dependendo do estrago de queima, parcial ou inteira por distorção de som, ou por alta temperatura.
Ímã (ou íman, em português da Europa) é um material que tem a capacidade de magnetizar ou atrair materiais constituídos de ferro, cobalto e níquel. Isso se deve ao magnetismo.
A nossa audição detecta esses movimentos, e nosso cérebro interpreta como som. Para que isto seja feito, o alto falante é composto por componentes como: borda, calota, cone, arranha, cordoalha, carcaça, forma e enrolamento (bobina), placa superior, imã(s) e peça polar.
Mas voltando à pergunta, já podemos responder que um equipamento de sonorização tem que durar em média 5 anos.
O que fazer quando se quebra o ombro?
Como os lobos Andam em matilha?
O que é síndrome do dedo azul?
Como empreender na área de nutrição?
Qual é o alimento da água viva?
Como que o Homem-Aranha morreu?
Como identificar filha de Oxum?
Como se montar placa de energia solar?
Como saber se tem prosopagnosia?
Qual história do Beato Carlos Acutis?
Como saber se ganhou a causa na Justiça?
Quem já morreu da turma do Chaves?
Para que serve a raiz do abacate?
Qual é o habitat da água viva?