A partir da fecundação é formada uma célula-ovo que se desenvolverá em uma larva ciliada natante (anfiblástula). Esta larva tem um breve tempo de vida planctônica e depois se fixa ao substrato para dar origem a um novo porífero. Sendo assim, a fecundação das esponjas é considerada interna.
O sistema de filtração nos poríferos ocorre com a entrada de água, através dos óstios ou poros formados pelos porócitos, que vai em direção à cavidade interna ou átrio do animal, e saindo pela abertura superior ou ósculo.
As esponjas podem reproduzir-se de maneira assexuada por dois processos: o brotamento e a gemulação. O brotamento consiste na formação de um broto no corpo do animal, que, posteriormente, desprende-se do corpo da esponja-mãe, dando origem a uma nova esponja.
s esponjas são animais geralmente mari- nhos, sendo raramente encontrados em água doce. Pertencem ao filo Porifera do reino Animalia. xistem quatro classes atuais de poríferos, sendo a Classe Demospongiae a mais conhecida e abundante (com cerca de 85% das espécies conhecidas).
Reprodução assexuada
Brotamento: o broto formado por amebócitos aparece no corpo da esponja, podendo sair e originar outro indivíduo ou permanecer preso, originando colônias. Fragmentação: fragmentos de uma esponja, por menores que sejam, podem originar novas esponjas, devido ao seu alto poder de regeneração.
38 curiosidades que você vai gostar
Podemos classificar os poríferos em três classes principiais: Calcarea, Desmospongiae e Hexactinellidae.
Os poríferos, também chamados de esponjas ou espongiários, são animais invertebrados aquáticos e fixos em um substrato.
...
Tipos e ClassificaçãoÁscon - São as esponjas mais simples. ... Sícon - Esponjas com uma complexidade intermediária. ... Lêucon - É a forma mais complexa.
Eles, geralmente, apresentam um corpo cilíndrico com uma cavidade central, denominada de espongiocele ou átrio, e uma abertura localizada no topo do animal, denominada de ósculo. A parede do corpo da esponja é formada por duas camadas de células que são separadas pelo mesoílo.
Os poríferos se alimentam absorvendo partículas orgânicas do meio que passam pelos seus poros. Suas células, chamadas coanócitos, possuem flagelos que, ao impulsionar água pelo corpo do porífero, capturam o alimento e liberam as excretas pelo ósculo, maior abertura do porífero.
Como usar uma pistola de ponto?
O que o jogo Batalha Naval tem em comum com o plano cartesiano?
Como funciona a polia resposta?
O que é considerado uma pirâmide de investimento?
Como funciona a pontuação da Pro League Free Fire?
Como jogar bem de Evie no Paladins?
Qual a principal mudança da nova Lei Seca?
Como usar corante alimentício líquido?
O que faz a ponte retificadora?
Como é o funcionamento de uma flauta?
Como se joga o jogo Quest Júnior?