Durkheim pouco tratou do conflito e as referências encontradas em sua obra referem-se ao conflito como uma “anomalia social”, [ENTELMAN, 2005, p. 31], o que dá ao conflito uma característica temporal e transitória. Dentre os sociólogos que adotaram a perspectiva do conflito estão Marx e Weber.
Ordem, função, coesão e anomia: o diagnóstico de Durkheim para os conflitos sociais.
A perspectiva do conflito é uma das principais tradições de pesquisa na Sociologia, incluindo diversas abordagens teóricas. ... Os conflitos podem se basear em diferenças políticas, competição por status,divergências de gênero ou ódio étnico, todos podendo ser relativamente desconexos ou independentes de classe.
Conflito de apetência: o indivíduo sente-se atraído igualmente por dois objetos positivos. ... A dinâmica de tal conflito é a seguinte: quando distante do objeto a força atrativa é mais forte do que a repulsiva e o indivíduo aproxima-se cada vez mais.
A consciência coletiva é o conjunto de sentimentos e crenças comuns aos membros de uma mesma sociedade (Durkheim, 1995), enquanto que a consciência individual é o lado Page 3 peculiar dos indivíduos que marca a sua subjetividade de maneira específica, no sentido da singularidade que marca.
Qual gasolina evapora mais rápido?
Qual a lei que protege o aluno?
Qual a diferença entre os ascomicetos e basidiomicetos?
Qual o valor da franquia do Instituto mix?
Qual o principal foco da teoria de Piaget?
Como burlar o detector de metais?
Como fazer compressa de soro fisiológico gelado?
Como tratar degeneração da coluna vertebral?
O que significa o número 60 no nome cobalto-60?
Quais as possíveis complicações que a sonda vesical de demora pode ocasionar?
O que engorda mais leite integral ou desnatado?
O que é a aprendizagem para a vida?
Qual a relação entre currículo escolar e construção cultural?
Qual habilidade para trabalhar?