A lipofuscina é um pigmento fino, castanho-dourado, constituído por fosfolípidos e proteínas, que resulta da digestão incompleta dos glóbulos sanguíneos danificados (resíduos celulares).
Ao microscópio, as lipofuscinas observam-se sob a forma de granulações citoplasmáticas de cor acastanhada que, no caso do coração, se dispõem principalmente junto aos pólos dos núcleos dos miócitos (H&E, 400x).
A lipofuscina, também denominada pigmento lipofuscínico (palavra derivada do latim fuscus = marrom), é um pigmento amarelo citoplasmático que surge em diversas células do organismo, sendo que tende a tornar-se mais evidente em indivíduos velhos ou naqueles acometidos por doenças consumptivas.
A hemossiderina é um pigmento resultante da destruição da hemoglobina (pigmento que confere a cor vermelha às hemácias), sendo consequência do depósito em excesso de ferro (forma de armazenamento do ferro).
Hematina esquistossomótica ou "Pigmento esquistossomótico": Resulta da digestão enzimática da Hb no tubo digestivo do Schistosoma mansoni (ingestão de hemácias, digestão e regurgitamento, de maneira intermitente), levando à formação de grânulos castanho escuros, semelhantes à hemozoina, que se acumulam nas células de ...
A lipofuscina é originada em lisossomos, organelas responsáveis pela digestão intracelular. É constituída por restos indigestos de macromoléculas e organelas, cuja eliminação pela célula é difícil. Em microscopia óptica, tem cor amarela pardacenta (ver em HE em um subependimoma).
A célula contém grânulos de lipofuscina, um pigmento de desgaste habitualmente visto em células de vida longa que não se dividem, como neurônios e miocardiócitos. A lipofuscina é originada em lisossomos, organelas responsáveis pela digestão intracelular.
Lipofuscina Também chamada lipocromo, pigmento de desgaste, pigmento do envelhecimento e ceroide, a lipofuscina (do latim fuscus = marrom) é marcador de envelhecimento celular.
C) 2- Acromia cicatricial: decorre da exaustão dos melanócitos ou de sua destruição.
A hemossiderina constitui uma forma pigmentada de armazenamento de ferro, que se observa em todos os locais em que há acumulação excessiva deste material. No rim, os depósitos de hemossiderina podem surgir no decurso de anemias hemolíticas crónicas ou como resultado de um episódio agudo de hemoglobinúria.
Como Salvar Arquivo em CSV separado por ponto e vírgula?
Como desligar o celular Samsung Galaxy?
O que é fortalecimento de vínculo familiar?
Qual o rejunte mais resistente?
Como diminuir os lábios com exercícios?
Como transferir dados do Excel para o Google Maps?
Como surgiram as primeiras leis?
Qual a quantidade de massagens cardíacas para quantas Ventilacoes?
Como controlar a dupla personalidade?
Como mexer no LayOut do SketchUp?
Quais são as causas do magnetismo?
Como se chama o processo que deu origem as cianobactérias?
Como e quando surgiram as primeiras universidades medievais?
Como surgiram as primeiras profissões humanas?