A ascite consiste em um acúmulo de líquido (ascítico) que contém proteínas dentro do abdômen. Muitos distúrbios podem causar ascite, mas o mais comum é o aumento da pressão arterial nas veias que levam o sangue para o fígado (hipertensão portal), geralmente devido a cirrose.
A ascite é a principal complicação crônica descrita em pacientes cirróticos, e é definida como o acúmulo anormal de líquido seroso na cavidade peritoneal. A origem do termo vem do grego “askites” que significa saco ou bolsa. Apesar de geralmente ser associada à doença hepática crônica, pode ter várias causas.
Ascite quilosa é o extravasamento de quilo na cavidade peritoneal, sendo uma entidade rara no lactente. É uma afecção predominantemente idiopática. A ascite quilosa congênita é relatada como uma drenagem inadequada da linfa, sendo resultado de um defeito no desenvolvimento dos ductos linfáticos intra-abdominais1-3.
O diagnóstico definitivo depende da realização de exames de sangue e de imagem (ultassonografia, tomografia, ressonância magnética). Outro recurso importante é a paracentese diagnóstica, ou seja, a retirada de pequena amostra do liquido ascítico através de punção direta por meio de uma agulha introduzida no abdômen.
Tipos de Ascite. A ascite é tradicionalmente dividida em 2 tipos: transnivel ou exsudativo. Esta classificação é baseada na quantidade de proteína encontrada no fluido. Um sistema mais útil foi desenvolvido com base na quantidade de albumina no fluido ascítico em comparação com a albumina sérica (albumina medida no sangue).
O que se pode fazer é evitar o contato com essas doenças ou, então, adotar medidas para evitar o agravamento do quadro de ascite. Por isso, é sempre importante: Jamais entrar em contato com a água de rios, córregos, represas ou de enxurradas.
O aumento da pressão arterial portal e a diminuição da albumina (uma proteína que é transportada no sangue) podem ser responsáveis na formação do gradiente de pressão e resultando em ascite abdominal. Outros fatores que podem contribuir para ascite são retenção de sal e água.
Muitos distúrbios podem causar ascite, mas o mais comum é o aumento da pressão arterial nas veias que levam o sangue para o fígado (hipertensão portal), geralmente devido a cirrose. Se um volume grande de líquido se acumula, o abdômen aumenta muito de tamanho, às vezes, fazendo com que a pessoa perca o apetite e apresente falta de ar e desconforto.
O que alegar em preliminar de embargos à execução?
Como fazer a limpeza de um dente extraído?
Como reexibir todas as planilhas do Excel?
Como fazer referência de dados?
Como é feito o pagamento de um processo?
Como fazer referência de mais de 3 autores ABNT?
O que fazer para evitar o pneumotórax?
O que significa Daenerys Targaryen?
Como elaborar um contrato internacional?
Como faz pra ir de Natal para Pipa?
Como tratar a ansiedade de separação em cães?
Como referenciar um documento oficial?
Qual lixa para caixote de madeira?
Como reduzir parcela de financiamento?
Como citar o currículo Lattes?
Como rodar um pião de madeira?