Para conseguir o bacalhau salgado, salga-se o peixe nas caixas, sob pressão, durante vários meses. O objectivo é salgar muito o peixe e por outro lado secá-lo retirando uma grande quantidade de água. Esta técnica permite conservar o bacalhau muito tempo a uma temperatura ambiente.
Tente secar o pescado durante o dia. Pressione a carne do peixe para retirar a água salgada, pois isso acelera a secagem. Durante a noite, coloque as prateleiras de secagem dentro de casa, para não atrair animais.
— No lugar do bacalhau você pode usar um filé de peixe grosso sem espinha. Algumas opções são o linguado, a tilápia e uma merluza. É só temperar o peixe com sal e colocá-lo no forno para secar a água. Isso vai deixá-lo mais parecido com o bacalhau — indica Cris Goulart, chef de cozinha do bufê Altas Ideias.
Rodrigo Hilbert ensina a salgar o peixe tipo bacalhau: ele dá a dica com a abrótea, conhecido como o bacalhau brasileiro.
Para isso, coloque o bacalhau, seja ele em postas ou desfiado, dentro de uma vasilha embaixo de um fio de água corrente por 10 minutos. O processo de dessalgue deve continuar dentro da geladeira, mas não se preocupe, o peixe não exala cheiro quando está imerso em água gelada e ainda fica macio e consistente.
Modo de Preparo: Temperar as traíras com o sal e deixá-las penduradas, da mesma maneira que se faz a carne-de-sol, cobertas com pano ou plástico, para protegê-las, de um dia para o outro. Depois de seco, deixar o peixe de molho na água, por uma hora.
A Polaca do Alasca é a espécie mais abundante no Mar de Bering (Alasca, Pacífico Norte); contabiliza 60% da biomassa total e apresenta excelente custo-benefício. Sua carne é branca, com sabor suave e textura delicada.
O Saithe (Pollachius virens) tem sabor mais forte e preço mais baixo se comparado ao verdadeiro bacalhau . O Ling (Molva molva) tem o corpo mais alongado e estreito que os demais, a carne é mais clara e permite um bom corte. O Zarbo (Brosme brosme) é o menor de todos os peixes vendidos no Brasil como”bacalhau” .
O bacalhau é um peixe presente em vários pratos, principalmente em datas comemorativas como Natal e Páscoa. No TudoGostoso você encontra algumas receitas deliciosas com ele, como bacalhau à Gomes Sá e bolinho de bacalhau. Mas por ser um ingrediente um pouco mais delicado, ele precisa de alguns cuidados em seu preparo.
O bacalhau é um tipo de peixe saboroso e saudável para servir em almoços e jantares. Porém, é preciso estar atento à preparação Presente na ceia natalina e em tantas outras comemorações especiais ao longo do ano, o bacalhau é um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira. Porém, você sabe como prepara-lo?
O bacalhau não deve ser fervido, a não ser que a receita ou o preparo exijam. A fervura prejudica o paladar e resseca o pescado. Ele deve ser preparado em fogo brando, sem borbulhar; Reserve o caldo do cozimento para cozinhar as batatas ou o arroz;
Agora, caso prepare o bacalhau no forno ou brasa, você ainda deve passar por esse processo, mas de maneira mais rápida. Faça um pré-cozimento colocando o bacalhau em uma panela com água, mas deixando em fogo brando por apenas 5 minutos. Dicas: a água do cozimento do seu peixe pode ser reaproveitada para fazer outros preparos.
Quais são as presunções do ato administrativo?
Qual engorda mais leite em pó ou líquido?
Qual a diferença entre ciências da natureza e ciências humanas?
O que servir no jantar de casamento à noite?
Quanto de RAM tem que ter um celular bom?
Qual é a divisão do sistema nervoso?
Qual tomada correta para microondas?
Quantos feriados tem na Bahia?
O que o Poder Executivo criou em 1997?
Como fica o Bolsa Família após o auxílio emergencial?
Pode incluir vale transporte na folha de pagamento?
O que é uma declaração de escolaridade?
Como é o treino de hipertrofia?
Quais são os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus?
Que é bom para fortalecer o coração?