O transporte reverso do colesterol é a via pela qual o co- lesterol nos tecidos periféricos é transferido através do plasma para o fígado. Este também pode ser reciclado ou excretado na bile e/ou utilizado como arcabouço para produção de hormônios, respectivamente.
Além disso, um importante mecanismo antiaterogênico da HDL parece relacionado ao transporte reverso de colesterol (TRC). Nesse processo, a HDL remove colesterol dos tecidos periféricos, entre eles os macrófagos da íntima arterial, e o transporta para o fígado, onde ele pode ser excretado na bile e nas fezes (6).
As lipoproteínas HDL são formadas em sua maior parte por ésteres de colesterol e recobertas pelas apoproteínas; a apo A-I é a principal. Contêm também em menor quan- tidade, as apo A-II, apo A-IV; apo Cs, apo E e apo J.
O papel da HDL é remover o excesso de colesterol dos tecidos, guiando-o para o fígado, onde será degradado. Esse processo é conhecido como transporte reverso.
O colesterol LDL (Lipoproteína de Baixa Densidade), é geralmente chamado de “colesterol ruim“, pois contém uma quantidade relativamente elevada de colesterol que pode se acumular nas paredes arteriais.
Os triacilgliceróis vindos da dieta são hidrolisados por uma enzima diferente (lipase lipoproteica) e os produtos finais dessa hidrólise, glicerol e ácidos graxos, ficam disponíveis para as células. ... Os triglicérides entram no organismo de duas formas, pela alimentação e pela produção do próprio corpo.
A lipoproteína de alta densidade, mais conhecida como HDL, é montada no fígado e tem a função de retirar o excedente de colesterol que se deposita nos vasos sanguíneos. As sobras dessa gordura são conduzidas de volta ao fígado.
A síntese do colesterol começa com uma molécula do CoA do acetil e a uma molécula do acetoacetyl-CoA, que são desidratados para formar CoA de 3 hydroxy-3-methylglutaryl (HMG-CoA). Esta molécula é reduzida então ao mevalonate pelo reductase do HMG-CoA da enzima. Esta etapa é uma etapa irreversível na síntese do colesterol.
Entretanto, essa substância é essencial para nosso organismo e está presente em todas as membranas das células do corpo. O colesterol é um esteroide presente em praticamente todos os tecidos, inclusive no sistema nervoso, onde faz parte da composição da mielina.
Outros factores fixos de risco também podem causar o colesterol elevado. Se tiver antecedentes familiares de doença coronária, AVC ou outras doenças relacionadas com o colesterol, terá uma probabilidade maior de ter colesterol elevado. A idade, a menopausa precoce nas mulheres e o grupo étnico também são factores de risco.
Já o LDL, conhecido como “ruim”, ajuda o colesterol a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. Justamente por isso, traz diversos malefícios.
Quem tem pedra nos rins pode tomar café?
Quantas unidades de frango vem em uma caixa?
Quantas horas tem The Witcher 3 com DLC?
O que preencher em caixa postal?
Quem toma Escitaloprám pode doar sangue?
Quais são os critérios de competência absoluta?
Qual a torcida mais fanática da Inglaterra?
Quais são as frequências de cura?
Quanto tempo para eclodir ovo de varejeira?
Tem que tomar banho antes de coletar urina?
Como eliminar conjuntivite rapidamente?
Pode fazer uma pergunta na redação?
Quais são os 10 nomes mais usados no Brasil?