A Constituição Federal de 1988 determina que os Estados devem repassar aos seus municípios: 25% da receita arrecadada com ICMS (Artigo 158, inciso IV); 25% da parcela do IPI transferida pela União (Artigo 159, inciso II, parágrafo 3º); 50% da receita arrecadada com IPVA (Artigo158, inciso III).
Permite consultar as parcelas das receitas estaduais que devem ser repassadas aos municípios. Dentre elas, destacam-se: 25% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) 50% do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
Do total arrecadado, são descontadas as destinações constitucionais (como o Fundeb) e o valor restante é repartido 50% para os municípios de registro dos veículos, que devem corresponder ao local de domicílio ou residência dos respectivos proprietários, e os outros 50% para o Estado.
“Os repasses de recursos federais a Municípios são efetuados por meio de transferências constitucionais, legais ou voluntárias.”
Do produto arrecadado, 50% é destinado ao Estado e os outros 50% ao município onde o veículo estiver licenciado, inscrito ou matriculado. No final, o dinheiro é recebido pelos Estados e Distrito Federal através das Secretarias de Fazenda. Cabe a cada unidade federativa, estabelecer a alíquota que incidirá sobre o IPVA.
42 curiosidades que você vai gostar
-Quem cobra esse imposto é o governo de cada estado do Brasil. -20% do dinheiro arrecadado no IPVA vai para o Fundeb, que é o fundo para a educação básica no Brasil todo. -Do restante, metade vai para o governo do estado, e metade para o município.
Constitucionalmente, os municípios têm direito a 25% do total do ICMS arrecadado pelo Estado, e deste, três quartos (¾), no mínimo, devem ser distribuídos na proporção do Valor Adicionado pelas operações e prestações realizadas em seus territórios, e um quarto (¼), no máximo, de acordo com o que dispuser a Lei Estadual ...
Os repasses de recursos federais a municípios são efe- tuados por meio de três formas de transferências: a) transferências constitucionais; b) transferências legais; c) transferências voluntárias.
O Portal da Transparência é uma ferramenta desenvolvida para permitir que a sociedade acompanhe o uso dos recursos públicos e tenha uma participação ativa na discussão das políticas públicas e no uso do dinheiro público.
O que acontece se eu não ativar o Office?
Quando a televisão não aparece a imagem o que pode ser?
Quando entra em vigor as novas NRs?
Quando o professor pode pedir demissão?
Quanto tempo dura a gripe H3N2?
Como escolher o nome de uma cerveja?
Qual é o certo friorenta ou Frienta?
Como ativar os 3 músculos do Gluteo?
Qual é a maior dificuldade do segmento da reciclagem?
Quais os benefícios do açafrão para pressão arterial?
O que é planejamento estratégico e suas características?
Pode misturar antibiótico no iogurte?
Quanto Zilu ganhou com a separação?
O que é relacionamento interpessoal Cite 3 exemplos?
Qual é o poder dos olhos do Gojo?
Pode dormir com óleo de rícino no rosto?
Como fazer análise de água em laboratório?