A lei faz previsão aos hidrômetros individuais e rateio em fração ideal da água relativa à partes comuns. Se o condomínio não possuir hidrômetro individual, o rateio deve ser feito através de fração ideal de cada condômino.
Alguns condomínios fazem da seguinte forma: cobram um valor fixo por unidade, seja ele a tarifa básica de água cobrada pela concessionária de água ou outro valor estabelecido em assembleia, rateando o remanescente pelo número de moradores de moradores do condomínio.
Existem duas formas da água ser cobrada em condomínios: Cobrança individual: o sistema de distribuição de água mede o consumo de cada unidade e permite a cobrança por unidade. ... Cobrança coletiva: o consumo da água é dividido igualmente entre os condôminos, independente do uso de cada unidade.
Conforme aprovado na última assembleia, a fórmula de cálculo do consumo individual de água mudou e estará em vigor no boleto de novembro/2017. O cálculo consiste basicamente em utilizar o valor mínimo aplicado pela concessionária ao consumo de 0,5 metro cúbico por dia e em ratear o excedente com o valor final da conta.
Por exemplo, para um escritório, considera-se o consumo de água de 50 litros por pessoa por dia. Já para residências, esse valor sobre para 150 litros/pessoa/dia. No caso de apartamentos, é indicado considerar um consumo diário de 200 litros por pessoa, por conta de a pressão da água ser maior.
O rateio é a divisão das despesas do condomínio entre os moradores. Tudo aquilo que foi gasto num mês – entre gastos ordinários e extraordinários – deve ser pago por todos. A quota de condomínio é referente à essas despesas mensais, podendo ser estabelecido um valor fixo ou rateio mensal.
O que é Rateio? É um serviço que consiste em distribuir para diferentes contas correntes ou contas poupança do BRB, ou de outros bancos, os valores referentes a recebimentos de títulos de cobrança.
Portanto a primeira conclusão é que a medição individualizada de água é a forma mais justa para rateio da conta de água entre os condôminos, pois, observa duas situações distintas entre os condôminos, protege aquele que economiza água e penaliza os gastadores.
Se o rateio do condomínio é feito com base na fração ideal, unidades com maior área privativa (e consequentemente maior fração ideal) vão pagar mais do que unidades menores. No entanto, a convenção pode determinar outras formas de rateio, como rateio por unidade, número de moradores ou mesmo uma versão mista de rateio.
A fornecedora de água aos condomínios edifícios comerciais e/ou residenciais, nos quais o consumo total de água é medido por um único hidrômetro, não pode multiplicar o consumo mínimo pelo número de unidades autônomas, devendo ser observado, no faturamento do serviço, o volume real aferido.
RATEIO DE ÁGUA. Existe alguma regra sobre o rateio de água por pessoa, exemplo: - criança -paga desde 1 dia, 1 ano ou..., cachorro paga 1/2 água, empregada doméstica, que é quem mais gasta.
Como se diz oi tudo bem em guarani?
Quais são os espetáculos de ballet mais famosos do mundo?
O que comer quando se está com hipoglicemia?
O que é acompanhamento de processo?
Como habilitar digitação no Word?
Que tipos de coaching existen?
Quais são as características do clima frio?
Quanto tempo demora para sair o divórcio?
Quanto rende 100 milhoes na poupança?
Quais são as habilidades motoras finas?
Qual é o resultado da potência 2 elevado a 6?
O que visitar no outono em portugal?
Quanto tempo dura o tonalizante no cabelo?
O que fazer com unhas fracas e quebradiças?