O partograma é uma representação gráfica da evolução do trabalho de parto. Com versões diferenciadas, ele registra, principalmente, a frequência das contrações uterinas, os batimentos cardíacos fetais e a dilatação cervical materna.
O início do preenchimento do partograma deve ser feito próximo ao começo da fase ativa, pois segundo o manual Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher, do Ministério da Saúde, a abertura do partograma na fase latente pode implicar em intervenções desnecessárias e iatrogênicas(5).
Em relação ao preenchimento do partograma, identificou- -se que todos profissionais afirmaram que o preenchimento é realizado pelos profissionais de enfermagem (técnicos, parteiras e auxiliares de enfermagem), sendo que estes são os mesmos que realizam o acompanhamento do trabalho de parto e parto.
O uso do partograma é recomendado pelo Ministério da Saúde do Brasil e pela FEBRASGO. LINHA DE ALERTA: traçada cruzando o quadrado abaixo da marca da dilatação, atravessando todos os quadrados na diagonal. LINHA DE AÇÃO: é traçada paralela 4 quadrados (horas) à direita da linha de alerta.
INTRODUÇÃO: o partograma é um instrumento de uso recomendado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para acompanhar o trabalho de parto, com a finalidade de aprimorar a assistência e diminuir a morbimortalidade fetal e materna.
O partograma, um gráfico onde são anotados a progressão do trabalho de parto e as condições materna e fetal, tem sido usado desde 1970 para detectar a progressão anormal do trabalho de parto, para indicar quando a condução do trabalho de parto é apropriada e para reconhecer uma desproporção céfalo- pélvica muito antes ...
Partograma é um documento essencial, mas pouco conhecido pelas gestantes. Trata-se de um instrumento, exigido pelo Ministério da Saúde, de preenchimento obrigatório pelos médicos. É basicamente um gráfico que mostra a evolução do trabalho de parto, as condições da mãe e do feto.
Pois ele constitui um grande instrumento de rastreamento das dificuldades na evolução do trabalho de parto, reduzindo o risco de mortes perinatais e a incidência de parto prolongado. Além disso, o correto preenchimento do partograma serve de defesa do profissional de saúde (médico ou enfermeiro) em questões jurídicas.
Segundo o partograma, o trabalho de parto é divido em três partes distintas, também chamadas de divisões funcionais. A primeira parte é o período preparatório, ou seja, a fase latente e dilatação lenta.
Portanto, o partograma orienta a gestante e o médico sobre possíveis riscos e contribui para uma decisão compartilhada e segura sobre o melhor tipo de parto a ser feito. A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.
A primeira parte é o período preparatório, ou seja, a fase latente e dilatação lenta. Esse período corresponde desde o começo das contrações (quando ainda estão mais espaçadas) até a aceleração das contrações, conhecidas como a fase latente do trabalho de parto.
Quais os benefícios do Pé de Galinha para nossa saúde?
Qual o melhor horário para tomar a vitamina D?
Quantas marchas tem o Corolla 2018?
Qual a altura do jogador de basquete LeBron James?
Porque Naruto correm braços atrás?
Quais as 5 habilidades da inteligência emocional?
Quantas cabeças de gado tem Sérgio Reis?
Como saber se o iPhone ainda está na garantia?
Que banco brasileiro tem nos Estados Unidos?
Quais são os tipos de células presentes nas esponjas e qual a função de cada tipo?
Quais os 4 passos da logística para garantir o sucesso de uma empresa?
O que é um emprego temporário?