O pagamento ao funcionário via cheque, pode ser feito desde que o cheque seja emitido pelo empregador diretamente ao empregado. Portanto, não pode ser feito um pagamento com cheques de terceiros. Além disso, é preciso que o pagamento seja feito dentro de um horário em que o funcionário consiga descontar o cheque.
É essencial que o empregado saiba que a CLT determina que 30% do salário mínimo precisa ser pago em dinheiro, ou seja, o que pode ser pago em forma de salário in natura ou utilidade equivale aos 70% que restam. Vale frisar que nem todo fornecimento de utilidades conta com uma função salarial.
Ainda sobre o pagamento dos salários, o artigo nº 464 da CLT diz que deve ser efetuado contra recibo, assinado pelo empregado.
Em relação ao prazo do pagamento, a lei determina que o salário deva estar à disposição do trabalhador até o 5º dia útil do mês subseqüente ao vencido ou outro prazo mais favorável negociado em acordo, convenção ou dissídio coletivo, como, por exemplo, nos casos de adiantamento quinzenal.
Consultando o Código do Trabalho, não ficamos a saber até que dia se pode pagar o salário; a única imposição que a lei coloca é que o salário não pode ser pago ao fim de semana, mas sim num dia útil, e deverá ocorrer durante o período de trabalho ou imediatamente a seguir a este.
Como proceder para normalizar um aço?
Qual o único personagem de Dragon Ball que nunca morreu?
O que significa RM num treino de musculação?
O que a anemia pode causar no organismo?
Quais são as vantagens da certificação?
Como informar plano de saúde do sócio na DIRF?
Que problemas podem ocorrer no trabalho em equipe?
Quais os casos de competência exclusiva da autoridade judiciária brasileira?
Quanto de carboidrato por dia é considerado Low Carb?
O que diz a habilidade EF05LP03?
Quais os três campos de atuação da psicomotricidade?
Qual a diferença entre vale e depressão?
Quais os elementos da ISO 14001?
Qual o poder da espada do Aizen?
Quais são as profissões do setor primário?