O exame Papanicolau é um procedimento simples e costuma ser realizado no próprio consultório ou em laboratórios de diagnóstico. Nele, o médico coleta material do colo uterino por meio de uma colher de raspagem. Após isto, a substância coletada é colocada em uma lâmina e levada para análise em laboratório.
É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.
No entanto, o tempo ideal para levar ao laboratório é de no máximo 48 horas. No caso de se tratar de exame preventivo do câncer de colo uterino (citologia ginecológica), a amostra deve ser levada ao laboratório em no máximo 72 horas.
A coleta do material deve ser realizada no ectocérvice e no endocérvice em lâmina única. A junção escamo-colunar (JEC) é a região do colo onde incidem preferencialmente as doenças de natureza pré-maligna e maligna. A representação celular da JEC assegura que a amostra é representativa.
O papanicolau é um exame simples, rápido e barato que serve para detectar doenças em estágios iniciais na saúde íntima da mulher, entre eles, o câncer do colo do útero. E, respondendo à pergunta que trouxe você a este artigo: o papanicolau, geralmente, não dói.
Não. Papanicolau e Preventivo são diferentes nomes para o mesmo exame. A partir desse exame, o/a profissional de saúde realiza coleta de secreção do colo do útero e vagina. Após análise laboratorial, é possível avaliar as características das células dessa região, bem como a presença de algum micro-organismo agressor.
Não é recomendado ter relação sexual dias antes do exame? Verdade! O contato com os fluidos do parceiro (ou mesmo o uso de lubrificantes e outros produtos) são capazes de alterar o resultado do exame, visto que podem ficar acumulados no colo até a hora da coleta.
Se desejar , assista o vídeo do you tube sobre coleta de papanicolau que demonstra como é feito o exame.
O Papanicolau deve ser realizado entre o décimo e o vigésimo dia depois do primeiro dia de menstruação. O exame é realizado com a paciente em posição ginecológica, com as duas pernas separadas e apoiadas em suportes.
Não há contra-indicações severas para realizar o exame de Papanicolau. Em caso de gravidez, é recomendado o exame apenas até o quarto mês de gestação e não causa nenhum mal ao útero ou ao bebê. Após parto, é necessário aguardar entre seis e oito semanas para fazer a coleta. É um exame bem rápido e dura menos de 5 minutos.
Como trabalhar com caminhão Cacamba?
É normal ter Glandula de Tyson?
Como colocar duas fotos lado a lado no Photoshop cs6?
Qual o primeiro grupo de animal invertebrado a ser estudado?
Onde o designer gráfico pode atuar?
Como derreter chocolate nobre?
Como dividir a tela entre duas planilhas do Excel?
Quanto ganha um profissional de Direitos Humanos?
Qual Faculdade fazer para trabalhar com Astronomia?
Como executar a escuta na educação infantil?
Como trabalhar a escrita de uma criança canhota?
Tem como usar duas placas mãe?
Como iniciar as aulas remotas na educação infantil?