O plantio convencional utiliza técnicas tradicionais de preparo do solo (remoção da vegetação nativa, aração, calagem, gradagem, semeadura, adubação mineral, capinas e controle fitossanitário (aplicação de defensivos agrícolas) para posteriormente efetuar o plantio.
Em síntese, o plantio convencional utiliza práticas tradicionais para o preparo do solo. Nesse tipo de preparo, toda a vegetação do terreno é removida e a terra é revolvida por meio da aração e da gradagem, técnicas utilizadas para facilitar o crescimento das raízes das plantas.
No sistema convencional, o preparo do solo consiste no revolvimento de camadas superficiais, objetivando incorporar corretivos e fertilizantes, aumentar os espaços porosos e com isso aumentar a permeabilidade e o armazenamento de ar e água, facilitando o crescimento das raízes das plantas (BRAUNAK & DEXTER, 1989).
Sistema Convencional: combinação de uma aração (arado de disco) e duas gradagens, feitas com a finalidade de criar condições favoráveis para o estabelecimento da cultura.
Como vimos, a grande diferença entre plantio convencional e plantio direto é que o primeiro exige a preparação do solo de forma mais intensiva, enquanto o segundo é conservacionista, mantendo a cobertura morta sobre o terreno.
29 curiosidades que você vai gostar
Basicamente, a diferença entre os dois é o preparo do solo. Método convencional utiliza mais etapas de manejo da terra, como a aração e a gradagem. Já o direto, é mais prático, porque dispensa esses procedimentos e aproveita os resíduos vegetais como cobertura para proteger a plantação.
O Plantio Direto é a técnica de semeadura na qual a semente é colocada no solo não revolvido (sem prévia aração ou gradagem leve niveladora) usando semeadeiras especiais. Um pequeno sulco ou cova é aberto com profundidades e larguras suficientes para garantir a adequada cobertura e contato da semente com o solo.
Quais os 6 principais sistemas de plantio?Plantio convencional. O sistema de plantio convencional consiste nas práticas tradicionais de preparo do solo e semeadura no leito preparado. ... Plantio direto. ... Cultivo mínimo. ... Plantio aéreo. ... Plantio a lanço. ... Plantio em linha.
Existem diversas formas de cultivo na prática da agricultura: plantio direto, rotação de culturas, curvas de nível e afolhamento. Essa diversidade de técnicas existe em razão dos diferentes fins, ora os agricultores priorizam a produtividade, ora priorizam a conservação dos solos.
O que cobre o nosso plano Hapvida?
Como fazer para ser voluntário em orfanato?
Como funciona o RX digital odontológico?
Como fazer uma rifa pela Internet?
Como funciona o seguro Carrefour?
Como participar de uma reserva de IPO?
O que aconteceria se não existisse atmosfera no planeta Terra?
Como funciona a revisão de benefício do INSS?
Como deixar a folha a4 mais dura?
Como fazer trabalho voluntário fora do Brasil?
Como funciona a proporcionalidade nas eleições?
Para que serve a sincronização do Google?
Como é a política cambial no Brasil?