O processo consiste em lavar bem os alimentos e cortá-los em pedaços pequenos. Depois, colocá-los em uma panela de água fervente e esperar até que a água ferva novamente com os vegetais dentro.
1 minuto: vagem, milho, em espiga, espinafre, mandioquinha, nabo, pimentão. 2 minutos: abobrinha, batata doce, berinjela, beterraba, abóbora, batata. 3 minutos: aipo, cenoura, couve-flor, salsão, brócolis, batata baroa. 4 minutos: couve-de-bruxelas e cenoura.
O branqueamento é uma técnica de conservação ao qual deve ser submetida a maioria dos legumes e verduras antes do congelamento. Nada mais é do que colocar esses alimentos em água fervente por um tempo determinado (escaldá-los), e depois mergulhá-los imediatamente na água bem gelada, dando um choque térmico.
O branqueamento trata-se de uma técnica de conservação de alimentos que baseia-se na aplicação de calor, com o intuito de inativar enzimas. Usado para prevenir o escurecimento enzimático de frutas e hortaliças durante o armazenamento destes (FELLOWS, 2018).
Metodologia. O método utiliza água de 100°C, durante 30 a 60 minutos, por repetidas vezes resfriando-se entre cada aquecimento. Geralmente é aquecido de 3 a 12 vezes. Usa-se na esterilização de meios de cultura que, por exemplo, contenham açúcares ou gelatina.
Um dos exemplos mais conhecidos consiste em fazer o clareamento dental caseiro com bicarbonato de sódio. Após a escovagem dos dentes pode passar-se novamente a escova impregnada com uma pequena quantidade de pó de bicarbonato de sódio, diretamente, ou misturado com um pouco de pasta dentÃfrica.
Quanto custa um clareamento? Não existe um preço fixo. Mas pode variar de R$ 800 até R$ 3.000, dependendo muito da relação paciente-dentista e localização do profissional. Vale sempre fazer uma consulta e pedir um orçamento em até dois profissionais.
As finalidades do branqueamento são: inativar enzimas permitindo, assim, reduzir fortemente as perdas de qualidade do produto durante o perÃodo de armazenamento; maior uniformidade na cor das hortaliças; proporcionar melhor textura ao produto final.
No caso de processos de congelamento e secagem, o branqueamento é realizado para inativar enzimas, evitando com isso, rápidas alterações de cor, sabor/odor e valor nutritivo destes alimentos.
É importante dizer que o branqueamento de alimentos não afeta suas caracterÃsticas nutricionais. Além do mais, favorecem a fixação da cor, do aroma e do sabor original. Quanto a isso, é sempre importante conferir quais legumes você pode branquear, assim como quais verduras.
O branqueamento nos permite armazenar os alimentos por até 3 meses. A técnica consiste em cozinhar os vegetais por pouco tempo em água fervente e, em seguida, resfriá-los numa tigela de água gelada.
Existem algumas maneiras de realizar o branqueamento. Pode ser feito a vapor, em água fervente (método mais comumente usado), soluções quentes ou frias contendo ácidos ou sais, ou Micro ondas por alguns segundos ou minutos. O método a vapor é recomendado devido a menor perda de nutrientes e componentes do sabor e do aroma em frutas.
O procedimento de branqueamento é bem simples e consiste em dar um choque térmico no alimento, colocando-o em água fervente para logo em seguida mergulhá-lo na água gelada. É preciso se atentar, pois cada legume e folha tem o seu respectivo tempo de imersão na água quente e fria. Segue o passo-a-passo: NÃO PARE AGORA...
Como desgrudar uma página da outra no Word?
Como tirar a placenta após o parto?
Como se livrar da enxaqueca com aura?
Como viver com a dor da saudade?
Como remover adware na tela do celular?
Como diminuir o risco de trombose?
Onde colocar currÃculo para trabalhar na UPA Salvador 2020?
Como se transforma em animal no GTA 5?
Como abrir o tambaqui para assar?
Quem vira vampiro em True Blood?
Como acabar com a dependência quÃmica?
O que é bom para desinflamar canto de unha?
Qual livro para quem tem ansiedade?
Qual a palavra certa seringa ou seringa?