O exame ou teste psicológico, como também é conhecido, é uma análise técnica e científica realizada a partir da aplicação de testes psicotécnicos e que, basicamente, tem a finalidade de avaliar aspectos da personalidade, bem como habilidades de concentração, atenção, memória, raciocínio lógico, entre outros.
O exame médico e psicotécnico não exige preparação. O que o médico e o psicólogo irão avaliar são as suas condições físicas e mentais para poder dirigir aquele veículo que você pretende, seja categoria B (carro) ou a categoria A (moto).
É o caso do teste psicológico, em que o concorrente passa por duas fases: uma coletiva, em que outros candidatos participam de uma roda de análise, e outra individual, em que um psicólogo entrevista o candidato sozinho.
O teste psicológico é aplicado por um psicólogo com a finalidade de identificar traços no perfil de cada pessoa durante os processos seletivos para contribuir no mapeamento entre comportamentos condizentes da pessoa avaliada com a cultura organizacional.
Durma bem na noite anterior, evite uso de medicamentos e/ou bebidas: Sabe-se que uma noite mal dormida pode influenciar diretamente no resultado do teste uma vez que o cansaço o sono, a fome, a preocupação podem desconcentrar o candidato dificultando seu desempenho em testes de atenção por exemplo.
Mas, a verdade é que a melhor preparação para passar no exame psicotécnico é ter consciência de que o trânsito é um lugar de tolerância e respeito. Por isso, ser sincero nas respostas é a melhor forma de lidar com o teste psicotécnico.
Psicotécnico reprova? Sim, há três resultados possíveis para o exame psicotécnico: Apto, inapto temporário e inapto. A primeira categoria é óbvia, a segunda é a reprovação em que o candidato mostre desempenho abaixo da média mínima, mas que pode ser adequado em oportunidades futuras.
Serão aplicados testes de raciocínio e lógica para avaliar as aptidões mentais do candidato. Serão aplicados testes de atenção difusa e concentrada. Concentrada: é caracterizada pela concentração do cérebro em apenas uma atividade, excluindo todos os estímulos ao redor.
Uma das principais causas de reprovação no teste psicotécnico é o nervosismo e a preocupação excessiva. Não se deixe ser dominado por esses fatores. O teste serve para apontar características de sua personalidade, não para ser executado perfeitamente.
Como é o exame psicotécnico? Sabendo o que é o exame psicotécnico, é hora de saber como ele funciona. Basicamente, este é um teste que pode ser empregado por meio de diversos métodos e técnicas. O mais comuns são as entrevistas individuais, dinâmicas de grupo e testes psicológicos, que devem ser formulados de acordo com resoluções previstas em lei.
Se preparar para o exame de aptidão psicológica e para as demais etapas do concurso é de extrema importância para quem deseja ter sucesso da carreira militar. Portanto, não esqueça de conhecer a dinâmica dos testes, ficar calmo, e buscar referências em um bom curso preparatório.
Para que você não caia de paraquedas, nós podemos te explicar como funcionam cinco tipos de testes psicológicos muito comuns em processos seletivos. De onde vêm os testes? Pré-requisitos para preenchimento de vagas são antigos, os chineses já utilizam uma série deles no ano 11 a.C.
O exame de aptidão psicológica avalia diferentes perfis dos candidatos. Então, ser reprovado em um teste desse tipo, não significa, necessariamente, que você não tem capacidade de exercer determinada função.
Como gravar os estudos na cabeça?
Como memorizar palavras difíceis?
O que fazer para melhorar meu vocabulário?
Como é a dor no braço de um ataque cardíaco?
Como memorizar as leis de direito?
Como é o nome de cantor em inglês?
Como melhorar a qualidade de ensino?
Como melhorar o contorno da mandíbula?
Quais são as emergências oncológicas?
Como fazer para memorizar números?
Como é que se fala Boa noite em japonês?
Como guardar informações na mente?
Como é boleto de pagamento em inglês?
Como se diz boa noite na Argentina?
Como elogiar uma música em inglês?
Como que fala bom dia em árabe?