Confeccionada pela primeira vez na China, entre os séculos VII e IX, a porcelana nasceu da mistura dos minérios feldspato e caulim que, aquecidos a 1.450 graus Celsius, vitrificavam e formavam o objeto. Denominada yao, a porcelana chinesa é símbolo máximo de tradição na fabricação de cerâmica e porcelana.
Primeiramente confira a parte de baixo da peça, normalmente ela vai ter uma assinatura que pode indicar o artesão, a marca, a origem ou até mesmo o ano em que foi produzida. Além disso, observe a coloração desta assinatura. Um sinal impresso ou gravado em cores diferentes de azul indica que a peça foi feita após 1850.
A porcelana é feita de argila branca de altíssima qualidade e queimada a 1.260° C, o que a torna segura para uso na cozinha, por não ser aderente nem porosa e também pela possibilidade de ser colocada em lava-louças.
A primeira cerâmica foi feita durante o Paleolítico. As cerâmicas chinesas vão desde materiais de construção, como tijolos e telhas, até vasos de cerâmica feitos à mão, disparados em fogueiras ou fornos, até os sofisticados utensílios de porcelana chinesa feitos para a corte imperial e para exportação.
A porcelana surgiu na China há mais de 1.700 anos, porém foi na dinastia Tang (618 – 907) que ganhou notoriedade. Ninguém sabe ao certo como ela surgiu, mas acredita-se que foi um forno que ultrapassou a temperatura habitual para confecção da cerâmica e acabou dando origem às primeiras peças em porcelana.
20 curiosidades que você vai gostar
HONG KONG - Uma tigela da dinastia Ming produzida há mais de 500 anos na China foi vendida nesta terça-feira, 8, por US$ 36,05 milhões para um bilionário chinês. O leilão promovido pela Sotheby s em Hong Kong alcançou preço recorde para uma porcelana chinesa. O valor pago pela pequena peça equivale a R$ 80 milhões.
A cerâmica foi produzida na China desde o III milênio a.C. Alguns exemplos antigos revelam excelente qualidade e belíssima decoração, mas é apenas a partir da dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.) que tem início uma tradição contínua de fabricação de cerâmica cozida e vitrificada para uso em túmulos.
A fabricação consiste na moldagem da argila hidratada, que logo após, é posta em uma lenta secagem a sombra. A fim de eliminar a água do material, para em sequência o submeter a altas temperaturas. O que proporciona rigidez e resistência a cerâmica.
A cerâmica é comumente usada em lavatórios, bacias sanitárias, aparelhos de cozinha, além de revestimentos e isoladores elétricos. Já a porcelana, que também é feita de argila, é cozida e endurecida, tem em sua mistura caulim, quartzo e feldspato. É um tipo de cerâmica, mas sua composição a torna mais densa e durável.
Como fazer loja virtual nuvem?
Como usar o Clubhouse no Android?
Como usar o aplicativo Anki no celular?
Qual é o juro do empréstimo da quero-quero?
Porque o ensino presencial é melhor?
O que dizer sobre envelhecimento do cérebro?
Como usar o e-Cobrança da Caixa?
Como é feito o ensaio de Esclerometria?
Qual cor mais bonita para aparelho Dentario?
Como dar entrosamento no FIFA 21?
Como pintar porta de madeira externa já pintada?