O que é a composição corporal?
A composição corporal é considerada um componente da aptidão física relacionada à saúde por diversos autores, devido às relações existentes entre a quantidade e a distribuição da gordura corporal com alterações no nível de aptidão física e no estado de saúde das pessoas.
Composição corporal é o conjunto dos componentes que formam a massa corporal. Tal variável é de suma importância para prescrição de rotinas de treinamento e para avaliação de evolução do paciente ou atleta.
A composição corporal refere-se a quantidades relativas de diferentes compostos corporais, que segundo Nahas (2010) podem ser entendidas como um conjunto de componentes tais como as proporções corporais de água, proteína, minerais, ossos, músculos e gordura, bem como uma estimativa da massa magra (livre de gordura) e ...
Em 1921, Matiegka (1921) desenvolveu um método que fracionava a massa corporal em quatro componentes: massa adiposa, óssea, muscular e visceral.
As variáveis: estatura, peso corporal, espessuras das dobras cutâneas tricipital e subescapular, IMC, gordura relativa, antropometria nutricional, gasto e consumo energético.
A Avaliação da Composição Corporal é de extrema importância na medida em que se trata de um diagnóstico sobre o estado nutricional e assim consegue-se escolher quais as melhores condutas clínico-nutricionais a submeter. ... Conhecer a composição corporal é apenas um início de um bom tratamento nutricional.
Além disso, muito mais importante que o PESO é a COMPOSIÇÃO CORPORAL. A massa magra e a gordura corporal são melhores indicadores de saúde do que o peso por si só.
Além disso, pode auxiliar na determinação do peso corporal saudável e nas recomendações alimentares. A composição corporal pode monitorar o crescimento e a maturação das crianças, identificando aquelas em risco devido ao excesso ou falta de gordura corporal.
No entanto, apenas essa medição não diz tudo e, por vezes, pode até induzir em equívocos. É necessário conhecer a composição corporal, ou seja, a quantidade percentual dos diferentes tecidos do corpo humano, para perceber melhor o conceito.
A composição corporal, para Lohman (2001), é o fracionamento das estruturas corporais em diversos compartimentos. Cientificamente, existem algumas classificações como as que dividem a massa corporal em dois, três e quatro compartimentos, que é a mais utilizada – massa gorda, massa livre de gordura, massa residual e água.
A composição corpórea é dividida em dois grupos: massa magra (livre de gordura e constituída por proteínas, água intra e extracelular e conteúdo mineral ósseo) e massa gorda (gordura corpórea). Dessa forma, a análise da composição corporal possibilita compreender as modificações resultantes de alterações metabólicas e identificar riscos à saúde.
Qual a origem e história do basquetebol?
Quanto ganha um Piloto de avião na Inglaterra?
Qual a diferença entre profissões regulamentadas e não regulamentadas?
Qual a diferença de energia monofásica e trifásica?
Quantas colheres para fazer o chá de alecrim?
Qual a região do Brasil que mais faz reciclagem?
Porque o Caixa Tem vai para o WhatsApp?
Quais são as principais características do marketing social?
Quanto tempo dura a bolsa do PET?
Porque as pessoas com síndrome de Down têm a mesma aparência?
O que é uma faixa de rolamento?
Qual a diferença entre urgência e emergência hipertensiva?
Que grupo de animais existe em maior quantidade na Terra?
O que significa taça em Portugal?