Em direito, lei complementar é uma lei que tem, como propósito, complementar e explicar algo à constituição. A lei complementar diferencia-se da lei ordinária desde o quorum para sua formação. A lei ordinária exige apenas maioria simples de votos para ser aceita; enquanto a lei complementar exige maioria absoluta.
De acordo com a Constituição — e os Regimentos Internos da Câmara e do Senado —, um projeto de lei complementar, para ser aprovado, precisa da maioria absoluta dos votos dos deputados e dos senadores, e não apenas da maioria simples (maioria dos presentes a uma sessão), como no caso dos projetos de lei ordinária.
Leis Complementares e Ordinárias. ... No tocante ao aspecto formal, a diferença entre lei ordinária e lei complementar está no quórum de provação do projeto de lei. Enquanto a lei complementar é aprovada pela maioria absoluta dos membros de cada casa, a lei ordinária é aprovada pela maioria simples.
É chamada de lei complementar um tipo de lei cuja finalidade é regulamentar norma prevista na Constituição Federal. Assim, só é preciso elaborar uma lei complementar quando a Constituição prevê que esse tipo de lei é necessária para regulamentar uma certa matéria.
Leis Complementares e Ordinárias. ... No tocante ao aspecto formal, a diferença entre lei ordinária e lei complementar está no quórum de provação do projeto de lei. Enquanto a lei complementar é aprovada pela maioria absoluta dos membros de cada casa, a lei ordinária é aprovada pela maioria simples.
O legislador criou a Lei complementar com o intuito de demonstrar maior estabilidade comparada à das matérias tratadas por leis ordinárias. Ou seja, as matérias tratadas por lei complementar possuem uma dignidade especial, uma rigidez intermediaria, ficando entre a lei ordinária e a emenda constitucional.
O projeto de lei complementar é o documento que inicia o processo legislativo para que uma lei complementar seja criada ou alterada.
A lei complementar e a lei ordinária tem algumas diferenças. A principal característica que diferencia uma lei ordinária de uma lei complementar é o tipo de matéria que é definida por cada uma delas. Outra diferença é a votação necessária para que o projeto de lei seja aprovado.
Dispositivos esparsos de uma lei complementar que não constituírem matéria constitucionalmente reservada a lei complementar possuem natureza jurídica de lei ordinária, e podem ser alterados pelo quórum simples.
Como se despedir de uma pessoa que ama?
Como chegar a Lagos em Portugal?
Qual o tipo de verme que dá no ser humano?
Como instalar o AirPlay na TV?
Como ir de ônibus para São Tomé das Letras?
Como baixar versão antiga do Adobe Reader?
Como colocar lista IPTV no VLC Android?
Como chegar em Taipu de Fora saindo de Barra Grande?
Como baixar o Illustrator de graça?
Quanto o plano de saúde paga ao nutricionista 2020?
Como jogar jogos de PS3 no emulador?
Como instalar o MultiBoot no Ubuntu?
Como ir de Barra Grande a Itacare?
Como instalar Adobe Flash Player para Windows 7?
Quanto custa para ir para Canela?