Para o exame, as pupilas do paciente são dilatadas com uso de colírio, permitindo que o médico oftalmologista enxergue a parte do fundo do olho e avalie o nervo óptico, a retina, os vasos sanguíneos e a mácula (localizada no centro da retina, é a responsável pela visão centralizada).
A Fundoscopia direta é um exame clínico para análise do nervo óptico e mácula. O exame é indicado para diagnosticar e acompanhar o glaucoma, outras doenças do nervo óptico e da retina. Obrigatória a presença de acompanhante, pois há dilatação da pupila do paciente. Aproximadamente 10 minutos.
Em casos de encaminhamento médico, o exame de mapeamento de retina pode ser feito gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS). Em clínicas oftalmológicas particulares, a consulta pode custar a partir de R$ 100.
O exame do fundo de olho por meio da oftalmoscopia direta faz parte do exame físico de rotina e tem por finalidade inspecionar as seguintes estruturas oculares: câmara anterior, pupila, cristalino, retina, nervo óptico, mácula, artérias e veias.
O exame utiliza um corante chamado fluoresceína injetado na veia no braço, quando este corante circula pelos vasos do olho é feito fotografias em diferentes tempos, aonde é possível diagnosticar e acompanhar doenças como retinopatia diabética, degeneração macular, oclusões vasculares da retina, entre outras.
Figura 1 - Na oftalmoscopia direta (A), o exame é feito pedindo-se para que o paciente fixe um ponto `a sua frente ao longe, e o examinador deve se aproximar com o oftalmoscópio t˜ao perto quanto possıvel da pupila do paciente, procurando ver retina, vasos, disco óptico e mácula, ajustando o foco no bot˜ao lateral do ...
Em outros casos, pode ser que você já consulte o seu médico em um hospital de olhos, que conta com toda uma estrutura para tratar da sua saúde ocular. Nesses casos, uma consulta pode variar entre R$ 150,,00, além dos exames complementares.
A fundoscopia, geralmente, é realizada com o uso de um equipamento chamado oftalmoscópio direto. O material projeta um feixe de luz na parte de dentro do olho, com a reflexão dessa luz na retina, é possível observar o fundo do olho. Além disso, geralmente, os pacientes precisam dilatar a pupila para facilitar a visualização dessa área ocular.
Reconhecer a importância da fundoscopia direta para o médico generalista; Aprender a técnica da fundoscopia direta; Reconhecer um fundo de olho normal; Reconhecer alterações patológicas em um fundo de olho. RELEVÂNCIA
O exame do fundo ocular é realizado habitualmente sem a dilatação da pupila, sendo utilizado mais frequentemente para a sua observação o feixe de luz redondo do oftalmoscópio. O feixe redondo de maior diâmetro utiliza-se para visualizar grandes áreas retinianas.
O exame de fundo de olho deve ser feito nos seguintes casos: Portadores de doenças que podem causar lesões na retina, como hipertensos, diabéticos ou portadores de doenças reumatológicas;
O que você entende por tratado de tordesilhas?
Quanto tempo o óvulo fica no corpo?
Quantos ml tem a tampa do óleo 2 tempos Lubrax?
Qual personagem da Bíblia gostava de jogar bola?
Como escreve a palavra denigre?
O que é regulação na contabilidade?
Quanto tempo é a recuperação de cirurgia de pterígio?
O que é manancial de abastecimento?
O que pode dar errado na colonoscopia?
Como começar o ano de emprego novo?
Qual o CBO para motorista de caminhão?