O óleo-resina de copaíba é obtido de diversas espécies de árvores do gênero Copaifera (Caesalpiniaceae, Leguminosae), onde é extraído, geralmente, por meio de incisões ou perfurações no caule. ... Para obtenção do óleo, é inserido ao orifício no tronco um cano com uma mangueira que conduz o óleo a um recipiente.
O óleo de copaíba é seguro para a maioria dos adultos quando consumido por via oral ou utilizado sobre a pele nas doses recomendadas.
A Copaíba ordinária do Brasil tem substância resinosa líquida, oleaginosa, transparente, de cor amarela clara, cheiro forte e desagradável, gosto acre, amargo e nauseante.
Posologia: tomar 1 a 2 gotas, diluída em água ou em meia colher de mel, 1 a 2 vezes ao dia.
Para tratar problemas de pele, uma pequena quantidade de óleo de copaíba deve ser aplicada sobre a região a ser tratada e massageada suavemente até que haja a absorção completa do óleo. É recomendado que esse procedimento seja feita pelo menos 3 vezes ao dia para garantir os melhores resultados.
Uma delas é que para retirar o óleo se escolha as árvores com mais de trinta centímetros de diâmetro no tronco. É preciso fazer o furo com o trado, ajustar uma mangueira até o recipiente da coleta e depois fechar o furo para evitar contaminação por insetos e desperdício do óleo.
A copaíba é uma planta medicinal, também conhecida como Copaína-verdadeira, Copaiva ou Bálsamo-de-copaíba, muito utilizada para aliviar inflamações, problemas de pele, feridas e machucados abertos, pois possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antissépticas.
O Óleo de Copaíba é riquíssimo em B-cariofileno, um importante componente químico anti-inflamatório. Um ensaio clínico duplo-cego publicado em 2018 comprovou a sua eficácia antiacne após submeter um grupo de voluntários com acne a aplicação de um gel preparado em laboratório com concentração de 1%.
Conheça outras mais propriedades da copaíba. O uso desse óleo deve ser feito, de preferência, sob orientação do médico ou fitoterapeuta, pois pode resultar em alguns efeitos colaterais, principalmente quando ingerido, como vômito, náusea, enjoo e diarreia, por exemplo.
Este óleo depois de extraído pode ser usado puro, na forma de cápsulas, em diversas pomadas e cremes anti-inflamatórios e cicatrizantes, assim como em loções, shampoo anti-caspa e para tratamento de problemas no couro cabeludo, produtos para cuidado oral, produtos para o acne, sabonetes, espumas de banho e produtos para higiene íntima.
Efeitos colaterais e contraindicações. O uso desse óleo deve ser feito, de preferência, sob orientação do médico ou fitoterapeuta, pois pode resultar em alguns efeitos colaterais, principalmente quando ingerido, como vômito, náusea, enjoo e diarreia, por exemplo.
Quais os principais estímulos para liberação da insulina e do glucagon?
O que faz o aluno Oficial da PM?
O que é um E-book e como fazer?
Qual Folha usar para fazer um livro?
Qual a diferença entre produção orgânica e agroecológica?
Qual o horário de check-in nos hotéis?
Quanto tempo demora pra se formar um diamante?
Como acabar com mau cheiro de urina de cachorro no quintal?
Quantos pães a gente pode comer por dia?
O que é biodiversidade Brasil escola?
Quando vai ser pago o auxílio retroativo?
Como desfazer os nós do cabelo?
Como saber todas as contas abertas em meu nome?
Qual óleo essencial para tristeza?