O óleo-resina de copaíba é obtido de diversas espécies de árvores do gênero Copaifera (Caesalpiniaceae, Leguminosae), onde é extraído, geralmente, por meio de incisões ou perfurações no caule. ... Para obtenção do óleo, é inserido ao orifício no tronco um cano com uma mangueira que conduz o óleo a um recipiente.
O óleo de copaíba é seguro para a maioria dos adultos quando consumido por via oral ou utilizado sobre a pele nas doses recomendadas.
A Copaíba ordinária do Brasil tem substância resinosa líquida, oleaginosa, transparente, de cor amarela clara, cheiro forte e desagradável, gosto acre, amargo e nauseante.
Posologia: tomar 1 a 2 gotas, diluída em água ou em meia colher de mel, 1 a 2 vezes ao dia.
Para tratar problemas de pele, uma pequena quantidade de óleo de copaíba deve ser aplicada sobre a região a ser tratada e massageada suavemente até que haja a absorção completa do óleo. É recomendado que esse procedimento seja feita pelo menos 3 vezes ao dia para garantir os melhores resultados.
Uma delas é que para retirar o óleo se escolha as árvores com mais de trinta centímetros de diâmetro no tronco. É preciso fazer o furo com o trado, ajustar uma mangueira até o recipiente da coleta e depois fechar o furo para evitar contaminação por insetos e desperdício do óleo.
A copaíba é uma planta medicinal, também conhecida como Copaína-verdadeira, Copaiva ou Bálsamo-de-copaíba, muito utilizada para aliviar inflamações, problemas de pele, feridas e machucados abertos, pois possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antissépticas.
O Óleo de Copaíba é riquíssimo em B-cariofileno, um importante componente químico anti-inflamatório. Um ensaio clínico duplo-cego publicado em 2018 comprovou a sua eficácia antiacne após submeter um grupo de voluntários com acne a aplicação de um gel preparado em laboratório com concentração de 1%.
Conheça outras mais propriedades da copaíba. O uso desse óleo deve ser feito, de preferência, sob orientação do médico ou fitoterapeuta, pois pode resultar em alguns efeitos colaterais, principalmente quando ingerido, como vômito, náusea, enjoo e diarreia, por exemplo.
Este óleo depois de extraído pode ser usado puro, na forma de cápsulas, em diversas pomadas e cremes anti-inflamatórios e cicatrizantes, assim como em loções, shampoo anti-caspa e para tratamento de problemas no couro cabeludo, produtos para cuidado oral, produtos para o acne, sabonetes, espumas de banho e produtos para higiene íntima.
Efeitos colaterais e contraindicações. O uso desse óleo deve ser feito, de preferência, sob orientação do médico ou fitoterapeuta, pois pode resultar em alguns efeitos colaterais, principalmente quando ingerido, como vômito, náusea, enjoo e diarreia, por exemplo.
Como os homens da Pré-história tratava de suas doenças quais os recursos utilizados?
Como utilizar 100% da memória RAM?
Por que a água demora mais tempo para perder calor?
O que prejudica os pulmões fumar?
O que pode ser feito para acabar com a desigualdade de gênero?
Que óleo usar na máquina de costura?
O que é fosforilação oxidativa qual a sua importância?
Como treinar os músculos das costas em casa?
Quanto tempo leva para o organismo absorver um medicamento?
Quais são os componentes de um sistema de drenagem urbana?
Quantos livros o Stephen King tem?
O que é Monitoramento por câmeras?
Como funciona o sistema de vendas no Mercado Livre?
Como são as escolas na Jamaica?