Genética do fator Rh A determinação do sistema Rh é feita por um par de alelos com dominância completa, sendo o alelo R o dominante e o alelo r recessivo.
Qual é a probabilidade de esse cruzamento gerar descendentes de sangue tipo O? a) A probabilidade é nula, pois esse cruzamento só originará descendentes A, B e AB. b) A probabilidade é 100%, pois o alelo que condiciona o sangue tipo O é dominante.
Os tipos sanguíneos são determinados pela presença na superfície das hemácias, de antígenos que podem ser de natureza bioquímica variada, podendo ser compostos por carboidratos, lipídeos, proteínas ou uma mistura desses compostos.
Os grupos sanguíneos do sistema Rh são condicionados pelos alelos R e r. Pessoas que possuem um dos alelos dominante, com genótipos RR ou Rr, apresentam o fator Rh em suas hemácias, tendo então fenótipo Rh+. Pessoas homozigóticas recessivas (rr) não têm o fator Rh, e portanto têm fenótipo Rh-.
O pior: indivíduos com sangue O- só podem receber esse tipo sanguíneo. Presente em apenas 1% dos brasileiros, o AB- é ainda mais difícil de ser encontrado na população. Os tipos mais raros que vêm em seguida são o B- (2%), AB+ (3%) — cujos portadores são considerados receptores universais —, A- (6%) e B+ (9%).
"Sangue dourado" soa elegante, mas quem tem esse tipo sanguíneo corre mais riscos que a maioria da população em situações de vida ou morte. O RH nulo, também chamado de sangue dourado, é o tipo sanguíneo mais raro do mundo.
Grupos sanguíneos GENÓTIPOS GRUPO AGLUTINOGÊNIO (nas hemácias) AGLUTININA (no plasma) IA IA - IA i A Aglutinogênio A Anti-B IB IB - IB i B Aglutinogênio B Anti-A IA IB AB Aglutinogênios AB Nenhuma ii O Sem aglutinogênio Anti-a e anti-b
Determinação dos grupos sanguíneos utilizando soros anti-A e anti-B. Amostra 3 - sangue tipo AB. Veja na tabela abaixo a compatibilidade entre os diversos tipos de sangue:
Segundo Landsteiner, existe na espécie humana três genes alelos para a determinação do grupo sanguíneo, com graus diferentes de dominância, e quatro tipos diferentes de sangue ( A, B, AB e O ). Isso explica porque entre os alelos A e B não existe dominância, logo, quando esses genes se encontram formam um fenótipo intermediário, o grupo AB.
Para verificar a presença do grupo sanguíneo de um indivíduo, são feitos testes, como se vê na imagem ao lado (Figura 1), colocando uma gota de sangue do indivíduo a ser verificado nas extremidades de cada lâmina e adicionando soro contendo aglutinina Anti-A em uma das extremidades e o soro com aglutinina Anti-B no outro.
O que é uma pessoa com boa personalidade?
O que é visto por último no WhatsApp?
Qual o tipo de rosto de Angelina Jolie?
O que têm em uma torre de celular?
Como é formada uma sociedade anônima?
Como ser estilo Melanie Martinez?
Quais as atividades básicas de uma equipe de Saúde da Família?
Como ter um Coração de Maria no mundo de Marta CPAD?
Como vou saber se saiu a vaga na creche?
Como fazer o relacionamento dar certo?
Como funciona plataforma de investimentos?
O que poderia ter no Minecraft?
Qual o tempo que a vaca produz leite?
Como ter plantas em apartamento?