A energia solar é convertida em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico, que ocorre quando partículas de luz solar colidem com os átomos presentes no painel solar, gerando movimento dos elétrons e criando a corrente elétrica que chamamos de energia solar fotovoltaica.
O efeito fotovoltaico acontece quando a luz solar, através de seus fótons, é absorvida pela célula fotovoltaica, um material semicondutor que converte a radiação solar em energia elétrica. Pelo processo, a energia dos fótons da luz é transferida para os elétrons que então ganham a capacidade de movimentar-se.
O funcionamento da energia solar acontece da seguinte maneira: os módulos fotovoltaicos captam a luz do sol e produzem a energia. Essa é transportado até o inversor solar que irá converter a energia gerada pelo sistema para as características da rede elétrica. A energia é gerada graças ao efeito fotovoltaico.
Ao serem expostos à radiação solar, os elétrons presentes saem da sua posição e se movimentam pela placa, indo do lado negativo para o positivo. Esse movimento, conhecido como corrente elétrica, é responsável pela geração de eletricidade.
Para produzir energia solar, é necessário instalar um sistema fotovoltaico composto por painéis solares, inversor solar, conexão ao quadro de luz, string box e demais equipamentos responsáveis pela conversão da energia do sol em energia elétrica.
A eletricidade funciona por meio de um equipamento que pode gerar energia mecânica (pela movimentação) ou termodinâmica (pelo calor). Exemplos da geração de energia são a energia hídrica, que movimenta turbinas para gerar energia e a energia fotovoltaica, que utiliza o sol como fonte de energia.
Existem duas tecnologias atualmente de como transformar energia solar em elétrica: a solar fotovoltaica e a solar heliotérmica. Enquanto a heliotérmica é utilizada apenas em grandes projetos devido a sua maior complexidade, a fotovoltaica está disponível para casas e empresas e pode reduzir em até 95% a conta de luz.
A captação de energia solar ocorre quando os painéis solares recebem a luz do sol, que é convertida pelo inversor solar (de corrente contínua para alternada), gerando energia elétrica para utilização em sua residência ou empreendimento. Este fenômeno é chamado de efeito fotovoltaico.
Por isso, é importante entender o assunto e aprender como funciona a transformação de energia solar em energia elétrica. Esse sistema trabalha com duas peças básicas: coletores e receptores. Os primeiros têm a função de coletar a energia solar para posteriormente redirecioná-las aos receptores.
A conversão de energia através do sol pode ser realizada de diversas formas. As mais usuais são por meio de células fotovoltaicas, estações heliotérmicas, fotossíntese artificial e arquitetura solar. O último item refere-se à arquitetura otimizada pela orientação do sol para melhorar a eficiência energética de uma edificação.
Como funciona o processo de geração de energia solar? Sustentabilidade é a regra de ouro no século XXI. Com base nesse conceito, as pessoas têm buscado cada vez mais implementar tecnologias que permitam a geração de eletricidade com menos impactos ambientais. E a geração de energia solar fotovoltaica é uma dessas alternativas.
As formas mais comuns de aproveitamento da energia solar é o aproveitamento da energia térmica e da energia fotovoltaica, ambas podem ser utilizadas em residências, comércios, indústrias, e muitos outros. A transformação da energia solar em energia térmica é feita através do sistema de aquecimento solar.
Quem morre em Riverdale na 6 temporada?
Quando uma via comportar duas ou mais faixas de trânsito?
Como eu faço para bloquear meu celular que foi roubado?
Quantas sacas de feijão por hectare irrigado?
Quais os tipos de transporte de pacientes?
O que a orquídea precisa para sobreviver?
Como ganhar massa muscular nas coxas e bunda?
O que prejudica mais o fígado?
Por que a jurisprudência se formam nos tribunais?
O que é polidactilia em gatos?
Quanto tempo sai o auxílio-funeral?