A colheita da batata-doce pode ser feita com enxada ou enxadão, evitando-se ferimentos às batatas, e pode ser parcelada, uma vez que a batata-doce conserva-se, por algumas semanas, debaixo do solo. O prazo máximo para a colheita da batata-doce deve ser respeitado.
Remexa o solo abaixo dos caules e remova cuidadosamente as batatas-doces. Se houver cerca de dois ou três batatas-doces na raiz do caule, elas estão prontas para serem colhidas. Use uma pá arredondada para desenterrar os tubérculos, de modo a não danificá-los.
As batatas demoram aproximadamente entre 14 a 16 semanas a amadurecer e quando começam a ganhar flor é sinal que estão quase prontas a serem colhidas. Quando as plantas começam a ficar secas e amarelas, a colheita está pronta a ser realizada, pois os tubérculos alcançaram o seu desenvolvimento máximo.
O cultivo da batata-doce pode ser feito a partir de uma batata ou de ramas, inclusive em vasos com pelo menos 15 litros de capacidade, volume que oferece espaço suficiente para o desenvolvimento do tubérculo. A planta é dotada de duas raízes, sendo a de reserva, ou tuberosa, a que tem apelo comercial.
Para mesa, a batata-doce deve ser colhida quando atingir o tamanho ideal de comercialização que deve ser de aproximadamente 300 g, o que geralmente ocorre dos 1 dias após o plantio para as cultivares precoces e até aos 180 dias após o plantio para as tardias (Resende, 2000. 2000.
Basta escolher uma batata com brotos a nascer, mergulhar metade em água e deixar à luz, trocando a água de vez em quando. Quando se começarem a formar rebentos, retire-os e coloque-os em água, mais uma vez, até crescerem, passando-os depois para a terra. Ficam especialmente bem num vaso suspenso. Receitas deliciosas com batata-doce
A batata-doce, também chamada de batata-da-terra, é um tubérculo que contém mais vitamina A do que outras espécies da mesma família. Ela deve ser colhida regularmente para evitar que a planta ocupe toda a horta. É importante ser capaz de reconhecer os sinais de uma batata-doce madura e pronta para a colheita.
Doenças: Esclerotina, botritis, ferrugem, antracnose, míldio, oídio e fusário, mosaico da batata etc. Acidentes: Sensíveis a geadas, encharcamento, salinidade, ventos fortes marítimos. Quando colher: Em outubro-novembro, assim que as folhas começam a ficar amarelas.
Originária dos Andes, a batata-doce possui diversas variedades. Algumas têm a polpa branca, outras mais alaranjada ou arroxeada. Disponível no seu Pingo Doce durante todo o ano, é um ingrediente perfeito para receitas energéticas e reconfortantes. É fonte de potássio, vitamina C e B1, e é excelente fonte em vitamina A.
Como funciona compra de mídia digital?
Como funciona a nota do vestibular UnB?
Como usar uma pistola de ponto?
O que o jogo Batalha Naval tem em comum com o plano cartesiano?
Como funciona a polia resposta?
O que é considerado uma pirâmide de investimento?
Como funciona a pontuação da Pro League Free Fire?
Como jogar bem de Evie no Paladins?
Qual a principal mudança da nova Lei Seca?
Como usar corante alimentício líquido?
O que faz a ponte retificadora?
Como é o funcionamento de uma flauta?
Como se joga o jogo Quest Júnior?