Baseia-se na origem (epitelial, mesenquimal ou embrionária), no comportamento (benigno ou maligno) e na morfologia da neoplasia. Assim, uma neoplasia epitelial ou mesenquimal (não epitelial) benigna é denominada utilizando-se um termo designativo do órgão ou tecido afetado acrescido do sufixo "oma".
Os tumores malignos originados dos epitélios de revestimento externo e interno são denominados carcinomas. Quando o epitélio de origem for glandular, passam a ser chamados adenocarcinomas.
Quando benignos, recebem o nome dos tecidos que os compõem, mais o sufixo "oma": fibroadenoma, angiomiolipoma, etc. O mesmo é feito para os tumores malignos, com os nomes dos tecidos que correspondem à variante maligna: carcinossarcoma, carcinoma adenoescamoso, etc.
Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos.
O fibroma é uma neoplasia mesenquimal benigna de origem do tecido conjuntivo, sendo classificado como a lesão mais comum da cavidade oral. Sua etiologia pode estar relacionada com irritações crônicas de baixa intensidade.
32 curiosidades que você vai gostar
Neoplasias mesenquimais com diferenciação muscular esquelética podem ser encontradas de maneira pura (rabdomiossarcoma) ou podem representar um componente heterólogo de outras neoplasias (carcinossarcoma, adenossarcoma e sarcoma do estroma endometrial).
Os sintomas, quando presentes, dependerão do seu tipo e localização, pois estão relacionados à célula de origem e ao chamado “efeito de massa” do crescimento local do tumor. Incluem: Dor, diminuição do fluxo sanguíneo, diminuição da acuidade visual, sangramento e anemia.
Tumores benignos crescem devagar e de forma limitada; já os tumores malignos, em geral, crescem rápido e tendem a ser invasivos. Apesar dos tumores algumas vezes serem cancerígenos, tumor e câncer não são sinônimos. Tumor se refere a um crescimento celular anormal em qualquer parte do corpo.
Nas neoplasias benignas, os tumores mais frequentes são:lesões de pele;pólipos intestinais;fibromas de mama;órgãos ginecológicos;miomas;próstata;pólipos.
Algumas das principais características deles são:Benignos: as células crescem lentamente, não invadem outros tecidos e não provocam metástase. O tratamento consiste na remoção do tumor através de cirurgia;Malignos: as células multiplicam rapidamente, podem invadir outros tecidos, podem causar metástase.
Regra geral para nomenclatura
A nomeação dos tumores baseia-se na sua histogênese e histopatologia. Para os tumores benignos, a regra é acrescentar o sufixo "oma" (tumor) ao termo que designa o tecido que os originou.
O sistema de estadiamento mais utilizado é o preconizado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), denominado Sistema TNM de Classificação dos Tumores Malignos.
Tumores, benignos ou malignos, possuem 2 componentes básicos: Parênquima: É formado de células neoplásicas (transformadas). É formado do tecido de onde o tumor é originado. Estroma: É o tecido de sustentação não-neoplásico, ou seja, é o tecido que alimenta o crescimento do Tumor.
Os tumores epiteliais são denominados carcinomas e de 85% a 90% desses tumores são carcinomas epiteliais do ovário. As células dos tumores epiteliais têm várias características que são utilizadas para classificá-los em diferentes tipos.
Câncer – normalmente este termo é usado para identificar qualquer neoplasia maligna.
Pode ser classificada como benigna ou maligna. A neoplasia benigna tem, geralmente, crescimento lento, ordenado e apresentando limites definidos. A neoplasia maligna, também conhecida como câncer, de forma geral, tem um crescimento mais rápido, as células não apresentam diferenciação e invadem tecidos vizinhos.
Nódulos benignos são fruto de um crescimento aumentado que ocorre nas estruturas elementares da mama denominadas ductos e estroma. Sua causa não esta completamente esclarecida, no entanto há fortes indícios de que os hormônios femininos que surgem após a primeira menstruação (menarca) estejam envolvidos.
Ao contrário do câncer, que é neoplasia maligna, as neoplasias benignas têm seu crescimento de forma organizada, em geral lento, e apresenta limites bem nítidos. Elas tampouco invadem os tecidos vizinhos ou desenvolvem metástases. O lipoma e o mioma são exemplos de tumores benignos.
As doenças benignas são aquelas patologias que se caracterizam pela formação de células semelhantes às do tecido original e que crescem de forma lenta. Apesar de não se comportar como um câncer, também podem causar algumas complicações.
Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses. Isso vale para os cânceres sólidos, bem como para os hematológicos.
Se for possível notar a protuberância que provocam, recebem o nome de tumores, neste caso ainda possuem diâmetros maiores de 3 cm. São considerados nódulos quando menores que isso.
Já os tumores malignos, que também podem ser chamados de neoplasias malignas ou câncer, têm proliferação de células malignas. Essas células são, na maior parte dos casos, imaturas, crescem mais rápido e podem invadir outros tecidos. Como exemplo podemos citar os linfomas, leucemias, carcinomas.
A identificação do câncer pode acontecer por meio da observação de alguns sintomas, como por exemplo:Perda de peso sem causa aparente;Tosse persistente;Febre;Dor ao urinar ou urina escura;Cansaço intenso;Aparecimento de nódulos, especialmente na mama, por exemplo;Aparecimento de manchas na pele.
Poluição; Exposição a produtos químicos; Exposição solar sem proteção; Alguns tipos de vírus, como hepatite, HPV e HIV.
Neoplasia, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é um tumor que ocorre pelo crescimento anormal do número de células. Esse crescimento celular foge do controle do organismo e pode ser capaz de desencadear consequências graves.
Quantos anos tem o John Marston?
Qual a função do teatro jesuítico e quais suas principais características?
Como saber se já contribui para Previdência Social?
O que colocar dentro de um aquário?
Quanto ganha o 2 lugar da Libertadores?
Como inserir imagens em um documento?
Qual tipo de tinta para pintar parede?
Qual a taxa de antecipação do Santander?
Quais são os tipos de avaliação na escola?
Qual o país que fica 6 meses de noite?
Quando é que acaba a menopausa?
Como manter o peso caminhando?
O que acontece se eu limpar os dados do Google?
Porque o Blue Label é tão caro?