Ouça em voz altaPausarO tocador se chama violeiro.
Ouça em voz altaPausarO violão tem seis cordas, a viola normalmente tem dez, quase sempre agrupadas em pares, 1. mas sua quantidade de cordas pode variar de cinco a quinze em um mesmo instrumento.
Marcus Biancardini Ouça em voz altaPausarMarcus Biancardini – Considerado atualmente o melhor violeiro do mundo, Biancardini teve seus primeiros contatos com a viola nas fazendas da família no interior de Goiás, onde seu pai levava violeiros para tocar em festas familiares. Aos 15 anos ganhou sua primeira viola.
alaúde
Ouça em voz altaPausarTanto a viola caipira quanto a viola clássica se originaram do antigo alaúde, instrumento de origem árabe muito popular na Europa ocidental durante a Idade Média.
Ouça em voz altaPausarAs violas portuguesas chegaram ao Brasil trazidas por colonos portugueses de diversas regiões do país e passou a ser usada pelos jesuítas na catequese de indígenas. Mais tarde, os primeiros caboclos começaram a construir violas com madeiras toscas da terra. Era o início da viola caipira.
Ouça em voz altaPausarNo Dia do Professor, há exatos 25 anos partia o cantor, violeiro e compositor José Dias Nunes, o qual ganhou notoriedade e a eternidade como o Rei da Viola, o mestre Tião carreiro! Precoce, já aos 08 anos de idade, em Araçatuba, Tião Carreiro tirava os primeiros acordes da viola, após ajudar o pai na lavoura!
Vá lá, pesquise cada um deles e aprecie sem moderação.
Ouça em voz altaPausarA viola é menor que o violão e por isso tem um timbre agudo, quase metálico. Possui cinco pares de cordas, enquanto o violão tradicional possui seis. ... O timbre acaba sendo mais forte que o do violão e o violeiro deve ter unhas compridas(pois as cordas são feitas de aço), usar dedeira ou palheta.
Tipos de Viola: Saiba escolher a sua
A viola caipira tem características muito semelhantes ao violão. Tanto no formato quanto na disposição das cordas e acústica, porém é um pouco menor. Uma característica que destaca a viola dos demais instrumentos é que o ponteio da viola utiliza muito as cordas soltas, o que resulta um som forte e sem distorções, se bem afinada.
A sua construção e uso andou um pouco estagnada, e a designação “viola” passou a ser usada para a guitarra de 12 cordas. No entanto, nos últimos tempos, os instrumentos tradicionais portugueses, sobretudo os cordofones, têm vindo a ser mais divulgados e utilizados, sem excepção para esta viola.
A disposição das cordas da viola varia razoavelmente, embora sempre haja cinco ordens, estes geralmente consistindo em dez cordas dispostas em cinco pares. De forma geral, os dois pares mais agudos são afinados em uníssono, enquanto os demais pares são afinados na mesma nota, mas com diferença de alturas de uma oitava.
Algumas violas possuem um pequeno circular no tampo, medindo de 0,5 a 1 cm de diâmetro, outras não. A viola sem furo é recente. Segundo alguns violeiros, a viola com furo dava muito trabalho, porque sempre entravam, por este furo, aranhas e outros animais, prejudicando o som do instrumento.
Quais são as peças de um kit turbo?
Como um policial se identifica?
Qual o problema do Flip-flop RS que o flip flop JK corrige?
Como funciona o medidor de vazão Vortex?
Como me apresentar como diretora?
Quantas milhas é uma passagem?
Como funciona medidor de condutividade?
Como uma das características de um evento crítico o conceito de compreensão de Tempo e?
Como é o funcionamento do guindaste?
Como funciona o Xbox séries S?
Como funciona o medidor de pressão diferencial?
Como funciona o misturador de água quente e fria?
Como organizar as araras de sua loja?
Como organizar o controle de caixa?
Como organizar uma festa de casamento no campo?