O conflito, afinal contornado, ficou conhecido como a crise dos mísseis em Cuba. Em outubro de 1962, o confronto entre os Estados Unidos e a União Soviética colocou o mundo à beira de um conflito nuclear. Aviões de reconhecimento americanos descobriram mísseis soviéticos de médio alcance instalados em Cuba.
A Crise do Mísseis, ocorrida em outubro de 1962, foi um incidente diplomático entre Estados Unidos e União Soviética, por causa da instalação de mísseis em Cuba. O evento é o considerado o momento mais tenso da Guerra Fria quando o mundo teve chances reais de sucumbir a uma guerra nuclear.
Ouça este artigo: O episódio chamado de Crise dos Mísseis de 1962 refere-se aos treze dias de impasse entre Estados Unidos e União Soviética, em outubro de 1962, devido à instalação de mísseis nucleares soviéticos na ilha caribenha de Cuba.
A Guerra Fria conheceu um de seus momentos mais tensos quando a URSS decidiu enviar a Cuba mísseis de longo alcance capazes de carregar ogivas nucleares, no evento conhecido como Crise dos Mísseis. Este fato ocorreu em 1962 e deixou o mundo alerta sobre a ocorrência de uma eminente guerra nuclear.
Crise dos Mísseis é como ficou conhecido o episódio da história mundial que envolveu a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), os Estados Unidos e Cuba. Por conta dela, durante o período compreendido entre os dias 14 e 28 de outubro de 1962, o mundo viveu a iminência de uma guerra nuclear.
22 curiosidades que você vai gostar
A Doutrina Truman tinha como objetivo impedir a expansão do socialismo, especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis. Doutrina Truman é o nome dado a uma política externa implantada durante o governo Truman e direcionada ao bloco de países capitalistas no período pré-Guerra Fria.
Cuba passou por muitas transformações após a Guerra Fria. A economia está mais diversificada e o país logrou escapar do isolamento internacional, estabelecendo parcerias com China, União Européia e América Latina.
Em 1962, o mundo vivia seu momento mais tenso da Guerra Fria, com o episódio da “crise dos mísseis”. Os EUA descobriram mísseis soviéticos em Cuba. Pouco antes, o governo de John Kennedy havia decretado bloqueio naval à ilha caribenha e tentado, sem sucesso, derrubar o governo de Fidel Castro.
A postura de Fidel Castro aproximou, definitivamente, Cuba da União Soviética. Sendo Cuba uma ilha geograficamente estratégica, situada no Caribe, os soviéticos viram em seu território uma oportunidade do estabelecimento de bases de mísseis nucleares que ficariam apontados para as cidades estadunidenses.
Como ter uma experiência sobrenatural com Deus?
Como solicitar uma ligação nova?
Qual recurso do Windows é semelhante ao terminal do Linux?
Como comer macarrão do jeito certo?
Como fazer o cartão da Magazine Luiza pela internet?
Como solicitar senha na Sefaz-ba?
Qual é o melhor implante dentário?
Quanto tempo para pedir reembolso Bradesco Saúde?
Como fazer para receber cesta básica do Bolsa Família?
Como faço para religar a energia elétrica?
Como mexer no Procreate pelo celular?
Como se constrói uma sociedade mais justa?
Como fechar parceria com Influencer?
O que fazer para ter muitas curtidas no Instagram?