O caule das atuais pteridófitas é em geral subterrâneo, com desenvolvimento horizontal. Mas, em algumas pteridófitas, como os xaxins, o caule é aéreo. Em geral, cada folha dessas plantas divide-se em muitas partes menores chamadas folíolos.
Os rizomas são caules que crescem horizontalmente em relação à superfície do solo. Alguns podem acumular substâncias de reserva, tendo como exemplo o caule da bananeira (Figura 3). Os caules aéreos são os mais abundantes e diversos entre as plantas. O tronco é o tipo mais comum de caule entre as plantas lenhosas.
Samambaias e avencas são exemplos de pteridófitas.
Os rizomas são caules subterrâneos que crescem de forma horizontal e podem se ramificar. Eles apresentam gemas, de onde surgem as brotações para dar origem a novas plantas.
- Rizoma: caule subterrâneo que cresce horizontalmente ou rente ao solo. Ex.: samambaia.
O caule é uma estrutura de sustentação presente em todas as plantas, com exceção das briófitas. ... Caules podem ser do tipo: - Tronco: aéreo, ereto e robusto, geralmente com ramificações. Ex.: goiabeira.
O caule possui duas funções principais: suporte e condução de substâncias, mas também pode servir como reserva nutritiva. Condução: as substâncias produzidas nas folhas (seiva elaborada) são transportadas pelo caule, através do floema.
As pteridófitas são plantas vasculares ou traqueófitas, ou seja, que possuem tecidos condutores e criptógamas pois não possuem sementes. Os exemplos mais conhecidos são as samambaias, avencas e cavalinhas, muito utilizadas como plantas ornamentais.
São chamados de caules aquáticos aqueles que se desenvolvem dentro da água, como vitória-régia, aguapé, etc. As gavinhas são adaptações caulinares que servem para fixação das plantas trepadeiras. Ao encontrar um substrato adequado, a gavinha se prende e se enrola a ele.
Existem diversos tipos de caule. Alguns são grandes e robustos; outros são finos e rastejantes. Esse último tipo de caule é encontrado no morangueiro, por exemplo, e destaca-se por crescer de forma paralela ao chão e apresentar nós de onde podem surgir novos indivíduos. Marque a alternativa que indica corretamente o nome desse caule.
Dessa maneira, esses vegetais puderam atingir grandes dimensões se comparados às Briófitas. As samambaias e as avencas são plantas tradicionalmente cultivadas como plantas ornamentais. Dotadas de uma folhagem sempre verde e exuberante, essas plantas são os exemplos de Pteridófitas mais conhecidos do grupo.
Os caules subterrâneos desenvolvem-se sobre o solo e são ricos em substâncias nutritivas. Eles são classificados em rizomas, tubérculos e bulbos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os rizomas são caules que apresentam gemas laterais e crescem sob a superfície do solo emitindo algumas folhas, como o gengibre e a samambaia.
Como saber se a empresa declarou a raiz?
O que se pode fazer com conchas do mar?
O que o Presidente da CIPA pode fazer?
Quais calibres são de uso restrito?
O que significa estar com o corpo inflamado?
Quando vai fazer frio em SP 2022?
O que foi o Consulado na era napoleônica?
Como reclamar da linha de ônibus?
Para que serve o remédio formoterol e budesonida?
Quando o pronome me é objeto direto?
Como se tornar uma pessoa solitária?
Como funciona o seguro de frotas?
Quem julga agravo regimental no STF?