Tosse seca: o infarto compromete, além do coração, os pulmões. Por isso, ele pode provocar uma tosse seca.
Tosse noturna Aquela tosse insistente ao deitar para dormir pode ser um alerta do coração. Isso porque, caso ele não esteja trabalhando corretamente, ao deitar o corpo pode ocorrer um aumento do retorno de sangue para os pulmões. Este retorno causa a congestão pulmonar e acaba por estimular a tosse.
A tosse seca geralmente é provocada pela irritação causada pela fumaça dos cigarros, por agentes irritantes presentes no ar, por alergias a poeira, pelos de animais, pólen, entre outros, por gotejamento nasal ou mesmo pela asma. Muitas doenças pulmonares crônicas também podem ser as causas desse sintoma.
A tosse cardíaca é seca, ou seja, sem catarro. Ela também pode aparecer depois da atividade física, pois ao fazermos atividades físicas o coração trabalha mais.
O tempo de aparência, frequência e duração dos ataques de tosse do coração em um paciente é um sinal de diagnóstico que caracteriza a progressão da insuficiência cardíaca congestiva. Assim, no estágio inicial, a tosse cardíaca preocupa-se apenas com a situação do fato disponível de atividade física intensa, o que é incomum para uma pessoa.
A tosse cardíaca grave pode provocar condições sincopais, cuja ocorrência é devido ao aumento da pressão intratorácica, contra a qual o fluxo sanguíneo para o coração é significativamente reduzido.
Mas, muitos casos de insuficiência cardíaca causa tosse não só noturna. Por não estar funcionando corretamente, a circulação fica comprometida e o sangue pode retornar a outras áreas, as mais comuns sendo os pulmões, o fígado, os braços e pernas e o trato gastrointestinal. Isso leva à congestão pulmonar e à tosse.