As folhas são lisas, alternas, ovaladas a lanceoladas, cerosas, com margens lisas e nervuras bem marcadas. As flores são discretas, com seis pétalas livres entre si, de coloração creme ou verde ferrugínea.
Normalmente, a colheita ocorre de fevereiro a junho (atemoia) e de dezembro a julho (fruta-do-conde e condessa).
Possivelmente, a cor preta está relacionada com o próprio dano da praga nos tecidos da fruta e, também, com a presença de fumagina, um fungo semelhante à fuligem que encontra condições de desenvolvimento na solução açucarada excretada pela praga.
Você pode germinar ela em um recipiente menor (copo plástico de 200 ml) e depois de três meses terá que transplantar para um recipiente maior (saco plástico para plantio de muda de 30 cm por 30 cm). Ou se quiser, pode fazer a muda direto no saco maior evitando o transplante. Não tem mistério!
Para escolher um pinhão maduro e saboroso, veja a cor da casca: deve ser marrom nas pontas e amarelado no restante. Ao apertar, deve ser firme e não ceder à pressão dos dedos. “O pinhão verde parece uma palha e é bem levinho, quando você aperta, ele parece uma borracha, não é firme”, ensina.
A fruta-do-conde (Annona squamosa L.) também é conhecida como anona, araticum e cabeça-de-negro e tem boa aceitação no mercado. Ela é fonte de vitaminas, sobretudo a C e as do complexo B, além de proteínas, carboidratos, cálcio, fósforo e ferro. Confira aqui como plantar a fruta-do-conde.
Prefira fazer o plantio das mudas em época de chuva, caso não consiga fazer uma boa irrigação da planta em época seca. Elas se desenvolvem melhor e a colheita fica programada para a próxima estação, entre dias. Mesmo se for plantada em época de chuva, a planta necessita de um clima quente.
As mudas crescem mais rapidamente e são mais resistentes, se você não pretende ter uma grande criação de frutas do conte, opte pelas mudas. Prefira plantar fruta-do-conde proveniente de mudas de viveiros certificados, essa é uma das maneiras de garantir o desenvolvimento da árvore.
Deliciosa, faz parte da família Annonaceae e é uma opção perfeita para regiões de clima quente, uma vez que não suporta temperaturas muito baixas. Tropical, é original das Antilhas e de sabor agradável. A fruta-do-conde (Annona squamosa L.) também é conhecida como anona, araticum e cabeça-de-negro e tem boa aceitação no mercado.
Qual o país que tem mais otakus?
O que significa mais de 3 gols?
Como ativar o modo karaokê no YouTube?
Quanto custa uma sessão de terapia multidimensional?
Como consultar contas públicas?
Quantos degraus equivale a 30 minutos de caminhada?
Quanto gasto de gasolina para viajar 1000 km?
Quando é realizada a limpeza terminal?
Como tomar fluconazol com duas cápsulas?
O que são forças conservativas e forças não conservativas?
Qual o benefício da mortadela?
O que pode influenciar o empreendedor na hora da decisão?
O que fazer para expelir a pedra nos rins mais rápido?
Qual é o nome da mãe do Gaara?
Onde vende macaco-prego no Brasil?
Qual a importância de se publicar artigos em bases indexadas?