O Brasil é uma república federativa constitucional presidencialista, de forma adotada em 1889. O Estado brasileiro está organizado em três Poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O Chefe do Poder Executivo (que acumula as funções de chefe de Estado e chefe de Governo) é o Presidente da República.
De acordo com a nossa Constituição Federal, que é a norma mais importante do nosso páis, os Poderes da União são o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Cada um desses poderes são autônomo, ou seja, são livres para tomar as suas próprias decisões, desde que respeitem a Constituição.
Conceituação. Pelo disposto na Constituição, os poderes são divididos em Legislativo, Executivo e Judiciário. Em verdade o poder é um só, ocorrendo uma divisão de atribuições e funções do Estado. ... Como meio de evitar o abuso de poder e tirania, a divisão do "poder-função" é uma forma eficiente de exercê-lo.
A Política do Brasil funciona sob o modelo de república federativa presidencialista, formada pela União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, o exercício do poder é atribuído a órgãos distintos e independentes, submetidos a um sistema de controle para garantir o cumprimento das leis e da Constituição.
Assim, a União possui o Presidente da República, os Estados e Distrito Federal os seus Governadores, e os Municípios os seus Prefeitos. Esses representantes das esferas de Poder, juntamente com os seus Ministros e Secretários, são os responsáveis pela gestão e organização das atividades e serviços públicos.
As formas de Estado, que são as maneiras pelas quais este se estrutura dentro de seu território, com relação a sua descentralização político-administrativa, ensejariam a ocorrência de um Estado Unitário ou de um Estado Composto, sendo que neste último gênero se insere a espécie denominada de Estado Federal.
O presente trabalho versa sobre a estrutura organizacional do Estado brasileiro à luz do que dispõe a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, desde a divisão dos entes federados à separação dos poderes do Estado. PALAVRAS-CHAVE: Estado. Constituição. Organização. Poderes. Entes Federados.
Na sua forma moderna, o Estado é constituído por um conjunto de instituições permanentes que organizam e controlam o funcionamento da sociedade. Os chamados três poderes (executivo, legislativo e judiciário) dividem entre si essas funções.
Também é designada pela palavra estado (com "e" minúsculo) cada uma das divisões político-geográficas de uma república federativa. Essas divisões são autônomas e possuem um governo próprio regido por uma estrutura administrativa local.
Quais são os 3 modos de operação de um amplificador operacional?
Onde reclamar do provedor Terra?
Quanto ganha um auditor fiscal do município?
Como devem ser feitos a instituição de condomínio?
Como fazer um TCC na área de enfermagem?
Quantos aceleradores de partículas existem no mundo?
Porque não pode comer tomate a noite?
Qual a diferença entre garantia real e pessoal?
Quanto custa o visto permanente no Brasil?
Quantas vezes por semana fazer fortalecimento?
O que fazer para tirar o aspecto amarelo de plástico transparente?
Qual cola usar para colar pérola em ténis?
O que é um paciente hemofílico?
Qual o órgão responsável por conceder o porte de arma para o cidadão?
Quais são as palavras femininas?
Para que serve Escala de Equilíbrio de Berg?