A estrutura da molécula de fosfolipídios geralmente consiste de duas "caudas" de ácidos graxos hidrofóbicas ligadas por meio de um glicerol a uma "cabeça" hidrofílica consistindo de um grupo fosfato.
Os fosfolipídios apresentam duas grandes “caudas” de ácidos graxos hidrofóbicas e uma “cabeça” hidrofílica (polar) que contém fosfato. ... Quando se misturam com água os fosfolipídios adotam espontaneamente a organização em bicamada – as cabeças polares no exterior e as caudas apolares no interior.
Além de compor a membrana plasmática celular, os fosfolipídios também compõem a membrana de organelas celulares como mitocôndrias, cloroplastos, retículo endoplasmático e complexo golgiense.
Os fosfoglicerídeos (ou glicerofosfolipídeos) e os esfingolipídeos são tipos comuns de fosfolipídeos presentes em membranas celulares; Nos glicerofosfolipídeos, as regiões hidrofóbicas são compostas por dois ácidos graxos ligados ao glicerol.
Um fato notável é que, ao serem colocadas em água, as moléculas de fosfolipídios podem assumir o formato de um esfera, conhecida como micela: as porções polares, hidrofílicas, distribuem-se na periferia , enquanto as caudas hidrofóbicas ficam no interior da micelas afastadas da água.
Fosfolipidios são moléculas anfipátias, ou seja, possuem parte da molécula que é hidrofílica e a outra parte que é hidrofóbica: Possuem uma cabeça constituída pelo grupo fosfato (polar) ligado a uma cauda constituída por cadeias de ácidos graxos (apolares).
Além disso, contém uma molécula de fosfato e uma cauda apolar e hidrofóbica (sem afinidade com a água). Devido a essa característica - e ao fato de tanto o citoplasma quanto o meio extracelular possuírem, geralmente, grande concentração de água -, os fosfolipídios se organizam formando uma camada dupla, chamada de bicamada lipídica.
As membranas das células normalmente têm seus lipídios repostos. A degradação dos fosfolipídios ocorre nos lisossomos, onde existem enzimas específicas para hidrólise de cada um deles. Um ou dois ácidos graxos são removidos por fosfolipases do tipo A, como produto temos um lisofosfolipídio.
São lipídios de membrana, compostos de dois ácidos graxos ligados ao primeiro e segundo carbono do glicerol por uma ligação éster e o grupo bem polar está ligado por uma ligação fosfodiéster ao terceiro carbono. Uma vez que os ácidos graxos que o compõem podem ser de qualquer tipo, um mesmo fosfolipídio pode ter moléculas distintas.
Difusão Simples: quando partículas e moléculas caminham através da bicamada lipídica, como ocorre com o O2, CO2 etc. Sempre a favor do gradiente de concentração, essas moléculas conseguem atravessar a membrana por meio dos poros resultados do espaçamento mínimo entre os fosfolipídios.
Como saber se é a tela ou o cabo flat?
Quais são as técnicas de comunicação terapêutica?
Como funciona o calendário lunar e como é a divisão de cada período de tempo?
O que são palavras Parônimas e exemplos?
O que é giro rápido do Banco do Brasil?
Como é feita a escolha do papa?
Quando é que surgiu o idealismo?
Qual o limite do cartão empreendedor?
Quais são as provas de corridas que são consideradas como provas de velocidade pura?
Como os astecas encontraram a terra prometida?
Quando o funcionário pedir demissão e não cumprir aviso?
Qual é o agente causador da doença giardíase?
Quando cabe arrolamento sumário?
Para que serve o cartão Pré-pago da ame?