A estrutura da traquéia é constituída por 16 a 20 anéis cartilaginosos incompletos para trás, denominados cartilagens traqueais. A porção posterior da traqueia, devido a ausência dos anéis, apresenta grande capacidade móvel e elástica, importante para acompanhar os movimentos dos pulmões.
A traqueia é constituída por 20 cartilagens hialinas em formato de C. A presença de cartilagem é importante para evitar o fechamento desse canal. As porções livres desses anéis de cartilagem ficam voltadas para o lado posterior e são conectadas por meio de ligamentos fibroelásticos e músculo liso.
A traqueia é revestida internamente por um epitélio cilíndrico pseudoestratificado ciliado com células caliciformes. A lâmina própria é de tecido conjuntivo frouxo, onde estão presentes glândulas seromucosas, as quais apresentam ductos que se abrem no lúmen do órgão.
Brônquios e Bronquíolos
A bifurcação da traqueia vai gerar os brônquios. Eles são dois órgãos tubulares do sistema respiratório formados pela ramificação da traqueia que levam o ar para os pulmões.
A traquéia é um tubo flexível cuja parede é formada por três túnicas: mucosa, submucosa e adventícia. Após a submucosa encontra-se o anel de cartilagem hialina em forma de C. ... Externamente a traquéia é revestida por tecido conjuntivo frouxo, formando a camada adventícia, que liga o órgão aos tecidos vizinhos.
19 curiosidades que você vai gostar
A faringe é dividida em três regiões: nasofaringe, bucofaringe e laringofaringe. Na mucosa que a reveste, encontra-se o anel de Waldeyer, composto de tecidos linfáticos, as tonsilas, importantes no combate a infecções. Por sua vez, esse tecido linfático divide-se em faríngea, tubáricas, palatinas e linguais.
A nasofaringe é a primeira parte da faringe, continuando caudalmente com a orofaringe, porção oral desse órgão. A nasofaringe, que é separada incompletamente da orofaringe pelo palato mole, é revestida por epitélio respiratório. Na orofaringe o epitélio é pavimentoso estratificado.
A epiglote é uma estrutura cartilaginosa encontrada na região da laringe que garante que o alimento siga seu caminho em direção ao esôfago. A epiglote é uma estrutura cartilaginosa encontrada na laringe. Ela está relacionada, principalmente, com a proteção do sistema respiratório contra a entrada de alimentos.
A parte inferior da junção dos brônquios principais é ocupada por uma saliência ântero-posterior que recebe o nome de Carina da traquéia, e serve para acentuar a separação dos dois brônquios.
Porque a digital do meu celular sumiu?
Quais são os princípios do taylorismo?
Quais as reivindicações dos marinheiros?
Qual o episódio que Zoro toma a dor de Luffy?
O que é verdade na série Impuros?
Como colocar oa pequeno no iphone?
Quem é a namorada de Harry Potter?
O que é a extração de minerais do subsolo?
Qual o metro quadrado mais caro de Brasília?
Qual a alimentação para quem tem TDAH?
O que é comprovante de vínculo com o imóvel?
Quantos cavalos tem o Grand Siena 1.4 2018?
Qual o negócio mais lucrativo hoje em dia?