Há dor intensa, extravasamento sanguíneo, inchaço e calor na região afetada. No estiramento grave pode-se sentir a ruptura das fibras palpando a região e o alongamento do músculo afetado não provoca dor e com o ligamento rompido, a articulação tende a ficar mais instável.
Contratura muscular é quando um pequeno grupo de fibras musculares se contraem excessivamente de forma não voluntária (espasmo). Ao contrário do estiramento e da distensão, a contratura não gera lesão na fibra muscular.
Lesões de estiramento muscular, Grau 1: demora cerca de 2 semanas para curar, Grau 2: demora cerca de 8 a 10 semanas para curar; Grau 3: podem demorar até 6 meses a 1 ano para curar.
Como é feito o Tratamento?
Estiramento muscular: a lesão ocorre nas fibras musculares vermelhas, que estão localizadas no meio do músculo. Distensão muscular: a lesão ocorre no tendão ou envolve a junção músculo-tendínea, que é exatamente o local onde há a união entre o tendão e o músculo, próximo da articulação.
Sintomas de contratura muscular
Segue a dor a limitação de movimento e o endurecimento do músculo. Pode ser aguda ou evoluir para contratura crônica, se persistir por um período igual ou superior a 3 meses.
O "estiramento" do nervo ciático, ocasiona uma neuropraxia do nervo ciático que pode retornar normal dentro de 3 a 6 meses. A utilização de medicamentos (Etna, por exemplo) auxilia na recuperação do nervo, junto a fisioterapia e uso de orteses para evitar rigidez articular.
No entanto, o estiramento também pode acontecer em pessoas mais idosas ou em pessoas que têm que fazer movimentos repetitivos. O principal sintoma é a dor forte localizada perto de uma articulação que surge após uma pancada ou corrida.
Podemos classificar os estiramentos de acordo com as dimensões da lesão em: Grau I - é o estiramento de uma pequena quantidade de fibras musculares (lesão em menos de 5% do músculo).
Diagnóstico de Estiramento Muscular. O primeiro sinal de estiramentos é uma dor súbita durante a um treino esportivo e algumas vezes acompanhado de uma sensação de estalido. O diagnóstico deve abranger uma história e exames clínicos adequados, baseados em queixas de dores localizadas, dores à contração isométrica e à palpação.
Tipos de estiramento muscular. Grau I - é o estiramento de uma pequena quantidade de fibras musculares (lesão em menos de 5% do músculo). A dor é localizada em um ponto específico, surge durante a contração muscular contra-resistência e pode desaparecer no repouso.
O que fala a CLT sobre horas extras?
Pode um pai e uma mãe abandonar seu filho versículo?
Como cuidar de um paciente com sonda nasogástrica?
Qual o clima predominante em Indaiatuba?
Como descrever a metodologia de um plano de aula?
Qual é o tempo de vida de um diabético?
Como se divide a personalidade?
Quanto cobrar por um laudo de reforma?
Quais são os principais recursos naturais?
Tem como evitar a anemia falciforme?
O que é o dispositivo da sentença penal?
Onde nasceu o escritor Victor Hugo?
Como descobrir o número do cartão Riocard?
Quais são as estruturas da psicanálise?
Quais os riscos de uma gravidez aos 44 anos?