O maculelê atual, usando a dança com bastões, simboliza a luta de Maculelê contra os guerreiros rivais. Os passos da dança são saltos, agachamentos, cruzadas de pernas, etc. As batidas não cobrem apenas os intervalos do canto, elas dão ritmo fundamental para a execução de muitos trejeitos de corpo dos dançarinos.
A lenda da qual teria surgido o maculelê possui também várias versões. Em uma delas conta-se que Maculelê era um negro fugido que tinha doença de pele. Ele foi acolhido por uma tribo indígena e cuidado por eles, mas ainda assim não podia realizar todas as atividades com o grupo, por não ser um índio.
Esteticamente, a diferença entre as duas danças, é que o Toré apresenta passos agressivos e um cantar mais ritualístico, os passos do Torém são mais suaves e a música mais estética.
Quais elementos que constituem, a dança do jongo e maculelê?
O Maculelê é uma manifestação cultural de origem afro-brasileira e indígena; como símbolo de resistência cultural que nos dias de hoje se preserva na simulação de uma luta tribal usando como arma dois bastões, com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música.
Maculelê é um tipo de dança folclórica da Bahia, com matriz nas culturas afro-brasileira e indígena onde em sua origem era ligado às fazendas de produção da cana-de-açúcar. ... Esta dança baiana mais tarde se mesclou a outras manifestações culturais brasileiras, como a capoeira e o frevo.