A água da seiva bruta que chega ao órgão de maior pressão osmótica penetra em seus vasos floemáticos por osmose, deslocando a seiva elaborada neles presente em direção ao órgão de menor pressão osmótica, que geralmente é a raiz.
Transporte no xilema: O transporte de água nas plantas é feito principalmente pela rota do xilema, essa rota é mais simples quando comparada com a da raiz, tendo menor resistência, assim tem menor gradiente de pressão necessário para o transporte de água do solo para as folhas.
O que é Seiva mineral: É um soluto de água e sais minerais e que é transportada pelo xilema, nas plantas.
Seiva bruta, formada nas raizes, carrega água, sais minerais e hormônios (um deles é a citocinina) aos órgãos verdes da planta (caule e folhas) através das células do xilema, para ser utilizada na produção de substâncias orgânicas (açúcares, aminoácidos, etc) e regular o desenvolvimento de células.
A transpiração também é importante para garantir a circulação de seiva bruta no corpo da planta, uma teoria chamada de tensão-coesão. De acordo com essa teoria, a água do xilema é praticamente puxada para repor a água perdida na transpiração.
Ao absorver sais do solo por transporte ativo, a raiz fica hipertônica e a água entra nas células por osmose. Essa entrada de água com os sais gera a pressão de raiz, que empurra a seiva para cima pelos vasos lenhosos.
As diversas substâncias que são transportadas pelos tecidos condutores das plantas vasculares são chamadas de seiva. Os tecidos condutores são o xilema e o floema. Ambos percorrem todo o corpo da planta, formando um sistema contínuo de tecidos vasculares.
A seiva bruta (também chamada de inorgânica), assunto deste post, é composta de água e sai minerais absorvidos pelas raízes da planta. A seiva bruta, nas traqueófitas, é transportada pelos vasos lenhosos, também chamados de xilema.
A condução da seiva elaborada ocorre através dos vasos liberianos, na maioria das vezes no sentido descendente. A teoria mais aceita para explicar esse processo é a Hipótese de Münch, elaborada por Ernst Münch em 1930.
Lateralmente aos tubos crivados, existem algumas células delgadas, nucleadas, chamadas de companheiras, cujo núcleo passa a dirigir também a vida das células condutoras. A seiva orgânica, elaborada no parênquima das folhas, é lançada nos tubos crivados do floema e conduzida a todas as partes da planta que não são auto-suficientes.
Quando de maior calibre, recebem o nome de elementos de vaso, e quando são menores, traqueídes. A seiva bruta é conduzida por esse tecido, mas tem três fatores auxiliares nessa condução: a pressão positiva da raiz, a capilaridade dos vasos e a sucção das folhas.
Quem está cantando nana neném?
Como faço para colocar o celular para despertar?
Como faço para usar o cartão da Unimed?
Como usar o vaso sanitário para deficiente?
Como usar caroço de açaí como adubo?
Como escrever nomes de países em inglês?
Como conectar o HD interno no celular?
Como conjugar o verbo ser e estar em espanhol?
Para qual sintomas serve Buprovil?
Como se escreve o pronome ele quando se refere à Deus?
Como resgatar o voucher do now?
Porque a palavra Mãezinha é escrito com Z?
Como diluir Roundup por litro?