É simples: o sufixo -inho, que indica o grau diminutivo, deve ser escrito com “z” em algumas situações. Assim, “pé” vira “pezinho”, “mãe” vira “mãezinha”, “café” vira “cafezinho”, “nariz” vira “narizinho”, “amor” vira “amorzinho”.
A pronúncia da letra “m” imita os movimentos dos lábios no ato de mamar, daí o predomínio dessa letra para denominar a mãe. O ato de dobrar a sílaba em português é própria da linguagem infantil (ecolalia).
mãinha Embora apenas se encontre dicionarizada em poucos dicionários, mãinha indica uma forma diminutiva e carinhosa da palavra mãe.
Pessoa que transmite em seu olhar, carinho, certeza, verdade, aconchego, amor, paz, alegria, confiança e bonanças... - Que com suas doces palavras, nos dá também tudo isto e algo indecifrável, mas muito agradável, muito gostoso de sentir em nossa alma. Obrigado à minha doce e querida Mãezinha.
"S" entre vogais é o fonema"z",ou seja tem som de z. Logo sempre se escreve entre vogais,exceto com fonema "s",som de ss como em "massa" "missa",etc.
SEPARAR EM SÍLABAS
Como saber se a imagem é real ou virtual?
Quais as vantagens de impermeabilizar um sofá?
O que são bacterias patogenicas?
Qual a diferença entre a tela OLED e LCD?
O que é o erro de quantização?
Quando os cães são envenenados quais os sintomas?
Qual é o certo Xícara ou Xícara?
O que faz um profissional de odontologia?
A partir de quantos anos pode doar sangue?
O que é o processo de metropolização?
Quanto tempo dura primeiro cio?