Os equipamentos são projetados seguindo um padrão de arquitetura, composto basicamente de: uma CPU, memória, dispositivos de entrada e saída, e uma IHM (interface homem máquina). ... Unidade de Saída – Da mesma forma que a unidade de entrada, a unidade de saída fornece as conexões entre os dispositivos de campo e CPU.
A arquitetura do CLP pode ser dividido em 5 partes, como mostrado na figura 1:
Um controlador lógico programável, ou CLP, é um computador robusto usado para automação industrial. Esses controladores podem automatizar um processo específico, função da máquina ou mesmo uma linha de produção inteira.
O controlador lógico programável funciona recebendo informações de sensores e dispositivos de entrada, processando os dados e controlando atuadores e dispositivos de saída conforme programas previamente instalados.
Geralmente os CLPs são classificados de acordo com sua capacidade de entradas/saídas: Micro CLP: possui até 16 entradas/saídas, geralmente num único módulo. CLP de médio porte: possui até 256 entradas/saídas, podendo ser forma- do por um módulo básico que pode ser expandido.
O controle modular básico consiste em um rack (gabi- nete), uma fonte de alimentação, módulo de processador (CPU), módulos de entrada/saída (E/S) e uma interface de operação para programação e monitoração.
De forma geral podemos classificar os CLP's do seguinte modo:
Geralmente os CLPs são classificados de acordo com sua capacidade de entradas/saídas: Micro CLP: possui até 16 entradas/saídas, geralmente num único módulo. CLP de médio porte: possui até 256 entradas/saídas, podendo ser forma- do por um módulo básico que pode ser expandido.
O CLP ou controlador lógico programável é um tipo especial de computador muito utilizado na indústria e em controles de máquinas e processos em diferentes aplicações.
Componentes de um CLP.
Antes de entender o funcionamento do CLP, precisamos conhecer os componentes físicos que o constituem. Veja abaixo uma explicação resumida sobre cada componente: Memória: área do CLP onde ficam armazenadas todas as informações necessárias para que as atividades sejam executadas;
Ponto de Entrada:Considera-se cada sinal recebido pelo CLP, a partir de dispositivos ou componentes externos como um ponto de entrada. Ex: Micro-Chaves, Botões, termopares, relés etc. CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS Conceitos Básicos Entradas Digitais: Somente possuem dois estados CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS Conceitos Básicos
Bem, o modo como o CLP “trabalha” não é muito diferente de como nós fazemos nossas atividades no dia a dia. O mesmo se baseia em “funções”, as quais nós também podemos chamar de “rotinas”. Vamos citar como exemplo uma sirene utilizada dentro de uma indústria para alertar aos funcionários sobre um problema emergencial.
Fonte de alimentação: Na maioria dos casos a alimentação do CLP é de 24v em tensão contínua. Como a energia elétrica entregue na rede geralmente não é compatível, a fonte de alimentação do CLP faz a retificação e transformação desta energia de forma que a mesma se torne adequada para a alimentação do CLP.
Como faço para escrever em uma foto no celular?
Como ter visão noturna na vida real?
Como se contamina com Fasciola?
Qual o salário de defensor público de Goiás?
Como voltar a usar o Google antigo?
Como pegar atestado médico fácil?
Como solicitar auxílio acidente de trabalho?
Como eu faço pra ver a memória do meu notebook?
Como solicitar carteira de estudante UNINOVE?
Como solicitar senha de processo no cartório?
Como solicitar análise do Facebook Marketplace?
Como conseguir coisas de graça?
Como emitir a guia do ITBI DF?
Como consultar conta de luz em atraso?