Lava-se com detergente neutro de louças e água fria. Em uma bacia plástica se mistura água e detergente, misturando bem para que o produto dissolva, e se coloca o LP por alguns minutos. Depois, usando as mãos bem lavadas, esfregue levemente o disco no sentido horário, do exterior para o meio.
Molhe o vinil, passe a esponja molhada com sabão, sem fazer força, bem delicadamente, na mesma direção dos sulcos do disco e enxague-o. Muito cuidado para não passar a esponja e/ou deixar molhar muito o rótulo, pois, isso pode danificá-lo para sempre.
Água e detergente removem sujeiras mais difíceis sem arranhar o vinil. O uso de água e detergente de cozinha neutro é o mais indicado em casos de sujeiras mais densas ou de desenvolvimento de mofo em vinis - neste caso, é crucial o uso de luvas e máscara para evitar quadros alérgicos.
Umedeça a ponta de um pincel fininho com água e passe na agulha, de trás pra frente, umas três a quatro vezes. Aí, é só esperar secar e ver com uma lupa se a sujeira saiu! E pra sujeira mais resistente, outra opção é usar uma misturinha de água com álcool isopropílico. A proporção é ? de água pra ? de álcool!
Caso haja necessidade, as roupas de vinil devem ser lavadas à mão com água morna e uma pequena quantidade de detergente líquido. Não deve ser utilizado sabão em pó, os flocos podem permanecer na roupa depois da lavagem, e também podem perfurar e riscar a camada de plástico.
Você já deve estar cansado de saber disso, mas não custa nada relembrá-lo: os discos devem ser guardados sempre na vertical — empilhá-los na horizontal pode entortar ou mesmo quebrar os discos. Deixe a abertura da capa virada para a parede, pois isso diminui a entrada de sol e de poeira no disco.
Como cuidar dos discos de vinil?
Produtos que não devem ser usados em discos de vinil Não use o seguinte: Álcool isopropílico: embora o álcool elimine a gordura e a sujeira de um disco de vinil, ele também remove a camada protetora das ranhuras e da base do disco.
Nunca aplique produtos de limpeza para discos de goma-laca de álcool - este retira a superfície. Para a limpeza geral, a água funciona muito bem. Se o disco estiver muito sujo , misturar um pouco de leve líquido de lavar louça com a água. Esfregue delicadamente na direção dos sulcos .
Tente limpar o aparelho no mínimo uma vez por mês, tirando o pó e a gordura com um algodão ou pano limpo e úmido. Seque o toca-discos com um pano e deixe-o na sombra pra secar totalmente – nunca no sol. A agulha também deve ser limpa.
Limpá-los é um processo delicado, já que eles podem ser facilmente danificados, principalmente se forem antigos. Comece sempre pelo método mais suave, aumentando a intensidade da limpeza apenas quando necessário.
Talvez você nem precise de uma solução específica para limpar o disco. Um pouco de ar comprimido pode já ser suficiente para tirar a maior parte da poeira do vinil, deixando o som bem melhor. Para comprar uma lata de ar comprimido, vá a qualquer loja que venda materiais para a manutenção de eletrônicos.
Não é qualquer detergente que você pode usar para limpar um disco de vinil. Os LPs, principalmente os mais antigos, são superdelicados. Experimente usar um limpador sem álcool ou, se realmente precisar, algumas gotinhas de detergente de cozinha. O uso do álcool isopropílico para a limpeza de discos é um pouco controverso.
Quais são os sintomas da gordura no fígado?
Quantas gramas de ração cabe em uma xícara?
Qual exame detecta narcolepsia?
Qual foi a importância dos maias?
Quais são as etapas de uma restauração com resina composta?
Como ter direito ao abono salarial?
Qual a punição para quem faz queimadas?
Como olhar publicação de uma intimação?
Como transformar água do mar em água potável?
Qual o melhor pão para a saúde?
Quais queijos são pasteurizados?
Como faço para ver o histórico de navegação?
Quem é o dono do Morro do Dendê?
O que é Isoterma de adsorção de água de um alimento?
Como se conta o prazo prescricional trabalhista?