Durkheim (2004) comparava a sociedade a um organismo vivo, seus membros devem estar em perfeita harmonia, se um adoece os demais também ficarão comprometidos, sua preocupação se voltava para a questão da ordem Page 5 social.
Émile Durkheim entende a sociedade como superior ao indivíduo e existe independente deste. ... Os fatos sociais são exteriores e anteriores ao indivíduo e controlam sua ação perante aos outros membros da sociedade. As regras são são impostas desde o nascimento, e o indivíduo não tem poder para modificá-las.
Durkheim e Weber estudavam as formas como a religião contribui para a coesão da sociedade. Já Karl Marx enxergava a religião como causa de conflitos e opressão na sociedade. ... Tanto Max Weber como Karl Marx analisaram o papel e a influência que a religião exerce sobre as instituições, como a economia e a política.
Para Durkheim (1858-1917) , os princípios da divisão do trabalho são mais morais do que econômicos. ... Além disso, Émile afirmou que quanto maior e mais complexa for uma sociedade, maior será a divisão social do trabalho presente na mesma. Para ele, é o crescimento populacional o responsável pela divisão do trabalho.
Dessa forma, Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.
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Uma das principais ideias de Émile Durkheim tem como base a metodologia da indução (ou dedução), o que quer dizer que a visão sociológica precisa vir do indivíduo ao coletivo. Basicamente, para Durkheim, seria necessário observar todas as atitudes de uma pessoa para entender a sociedade.
O pensamento de Émile Durkheim sobre a educação
Durkheim percebia a educação como “algo eminentemente social” (DURKHEIM, 2013, p. 10). Para o autor, a sociedade tem um ideal de humano e o alimenta, e é por meio desse ideal que a educação segue e cria as condições para a existência das crianças.
O trabalho em Durkheim. Em Durkheim, a divisão social do trabalho é a fonte principal da solidariedade. Essa ideia aparece com força em sua obra Da divisão do trabalho social (1893), época marcada por intensas mudanças sociais, que afetam inevitavelmente as relações de trabalho.
O sociólogo francês Émile Durkheim pensa a divisão do trabalho a partir da interação social, que por sua vez, está inserida em uma organização maior: a sociedade. ... Os indivíduos que compõem essas sociedades não compartilham das mesmas crenças religiosas, das mesmas formas de organização e nem das mesmas crenças.
Em sua obra Da Divisão do Trabalho Social (1893), Durkheim afirma que a solidariedade é uma relação moral que faz com que os indivíduos se percebam como pertencentes a uma mesma sociedade. ... O trabalho define o modo como os indivíduos atuam e se organizam socialmente, fator determinante para a coesão social.
Weber, assim como Marx, via o trabalho de um ponto de vista histórico. Para Weber, cada sociedade se forma e opera a partir de condições históricas específicas e, na sociedade capitalista, o trabalho acabou por se tornar uma atividade fundamental.
A principal diferença entre os dois autores foi a de que Durkheim cunhou o termo "facto social" para indicar que existiam forças para além do indivíduo que afectam o seu comportamento, enquanto Weber afirmava que precisamos de compreender o significado que as pessoas atribuem aos seus comportamento para compreendermos ...
Por entender a sociedade através da metáfora de um corpo, Durkheim afirma que a divisão do trabalho mantém a harmonia do sistema. Por fim, Weber aponta a existência de distinções na divisão social do trabalho entre católicos e protestantes. Segundo ele, esses últimos estão mais aliados com o capitalismo.
Sociedade é um conjunto de seres que convivem de forma organizada. A palavra vem do Latim societas, que significa "associação amistosa com outros". ... O que caracteriza a sociedade é a partilha de interesses entre os membros e as preocupação mútuas direcionadas a um objetivo comum.
Para o alemão, a sociedade só pode ser compreendida a partir das ações individuais que tendem a estabelecer relações com outras pessoas. A esta ação que o indivíduo pratica orientando-se pela ação do outro, Max Weber deu o nome de ação social. ... Ação social afetiva: é determinada pelas emoções do indivíduo que a pratica.
O fato social se estabelece numa relação de imposição, onde um indivíduo se torna receptáculo de algo pré imposto à ele, seja por convenções sociais, ou contratos sociais, ou, até mesmo, o próprio indivíduo o recebendo de forma educada. ...
Durkheim entende a divisão social entre trabalhadores e empregadores como uma divisão funcional entre a mente capitalista e a ética protestante, em que o trabalho ocupa lugar central.
Durkheim julgava a importância da Divisão do trabalho como primordial, pois por meio dela poderia-se chegar a um consenso. Com as atividades divididas pode-se chegar a melhor organização, sem o comprometimento da vitalidade dos colaboradores.
Em De la Division du Travail Social, Durkheim esclarece que a existência de uma sociedade, bem como a própria coesão social, está baseada num grau de consenso entre os indivíduos e que ele designa de solidariedade. De acordo com o autor, há dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica.
Trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos com o objetivo de atingir uma meta. ... O trabalho possibilita ao ser humano transformar a natureza para saciar as suas necessidades. É o trabalho que faz com que o indivíduo demonstre ações, iniciativas, desenvolva habilidades.
De acordo com um dos “pais” da Sociologia, Karl Marx: (…) o trabalho revela o modo como o homem lida com a natureza, o processo de produção pelo qual ele sustenta a sua vida e, assim, põe a nu o modo de formação de suas relações sociais e das ideias que fluem destas.
Segundo Marx, o trabalho denuncia uma exploração econômica e uma situação em que o homem não se revê no seu trabalho mecanizado e repetitivo, ou seja, não obtém a realização profissional que deveria obter, referindo-se a uma essência do homem que seria suposto o trabalho completar.
Relacionado à Educação, Durkheim a considera um fato social. Porque o indivíduo não nasce sabendo previamente as normas de conduta necessárias para a vida em sociedade. Essa deve educar os seus membros para aprenderem as regras necessárias à organização da vida social.
Segundo ele a função social da educação é combater a alienação e a desumanização. ... Para Durkheim, a educação é vista como instituição integradora essencial a ordem social. Já Marx acredita que a educação é um espaço de reprodução ideológica dos interesses das classes dominante (burguesia).
Marx entendia que a Educação deveria ser ao mesmo tempo intelectual, física e técnica. Essa concepção, chamada de onilateral (múltipla), difere da visão de Educação integral porque esta tem uma conotação moral e afetiva que, para Marx, não deveria ser trabalhada pela escola, mas por outros adultos.
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